CI

Fetag-RS busca melhorias para jovens rurais

São cerca de 42 mil propriedades sem sucessor no RS


A Coordenação da Juventude e Políticas Agrárias da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul se movimenta para busca de algumas melhorias aos jovens rurais.

Durante entrevista na Rádio Progresso, a coordenadora estadual de Jovens da Fetag, Josiane Einloft, disse que uma das preocupações se refere à sucessão rural.

Frisou que atualmente são cerca de 42 mil propriedades sem sucessor no Rio Grande do Sul.

Para mudar essa realidade, Josiane Einloft ressaltou que a Fetag propõe que o jovem rural receba retorno da produção agrícola através do bloco de produtor.

Além disso, também há o Bolsa Jovem anunciado pelo governo estadual devido à estiagem da safra de verão passada.

Nesse caso, Josiane Einloft enfatizou que o Estado deveria ampliar o volume de verbas para a Bolsa que ainda não foi colocada em prática.

Isso porque o projeto prevê beneficiar em torno de três mil jovens, especialmente de Casas Familiares Rurais, com bolsa de três mil reais cada um, sempre para quem está em escolas.

Essas reivindicações foram discutidas na semana passada durante a plenária estadual da Juventude Rural em Porto Alegre, que inclusive retirou sugestões para apresentar no Congresso Nacional da Contag que ocorre neste mês.

A integrante da Fetag também explica que essas sugestões são direcionadas para os governos estadual e federal.

Outro ponto comentado por Josiane Einloft diz respeito à necessidade de ampliação de rede de fibra óptica para melhoria da internet no meio rural, a fim de que os agricultores possam melhorar a produtividade.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.