Fevereiro registra queda de 1,1% nos investimentos

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Leia nossos Termos de Uso e Termos de Privacidade. Ao clicar em Aceitar & Fechar, você consente com a utilização de cookies.


CI
Imagem: Pixabay
ANÁLISE

Fevereiro registra queda de 1,1% nos investimentos

Apesar da queda, Indicador de Formação Bruta de Capital Fixo avançou 22,4% no trimestre móvel encerrado no mês
Por: -Aline Merladete

O mês de fevereiro registrou retração na margem pelo segundo mês consecutivo. Enquanto o recuo foi de 15,9% em janeiro em relação a dezembro de 2020, fevereiro apresentou queda de 1,1% frente a janeiro de 2020. O trimestre móvel terminado em fevereiro, por outro lado, revelou avanço de 22,4% e aumento de 7,8% na comparação com fevereiro do ano passado. A taxa de crescimento nos investimentos acumulados em doze meses passou de -1,4% para -1,1%..

De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Indicador de FBCF mede os investimentos no aumento da capacidade produtiva da economia e na reposição da depreciação do estoque de capital fixo. A FBCF é composta por máquinas e equipamentos, construção civil e outros ativos fixos.

O consumo aparente de máquinas e equipamentos, que corresponde à produção nacional destinada ao mercado interno acrescida das importações, caiu 2,9%, apesar da alta de 47,2% no trimestre móvel. Enquanto a produção de máquinas e equipamentos registrou recuo de 4,3% em fevereiro, a importação teve um aumento de 13,1% no mês.

Ipea diz que, na comparação com o ano passado, o bom desempenho foi generalizado. Enquanto o componente máquinas e equipamentos revelou um avanço 9,7% maior que fevereiro de 2020, as valorizações de construção civil e outros ativos fixos foram de 2,3% e 18,1%, respectivamente. A comparação com o trimestre móvel de 2020 também foi positiva para todas as categorias.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink