CI

Fevereiro teve granizo, frio e agravamento da estiagem no RS

Safra 2017/18 de arroz no Rio Grande do Sul iniciou com problemas de implementação


A safra 2017/18 de arroz no Rio Grande do Sul iniciou com problemas de implementação, devido às chuvas de setembro e outubro, e depois com a parada brusca das chuvas em novembro. Após, se observou um período melhor, com muita radiação solar, fator importante para a cultura do arroz.

Fevereiro ficou marcado pelas chuvas abaixo da média em todo o estado, sendo a região Oeste a que apresentou as anomalias de precipitação mais altas em relação à Normal Climatológica. Além da escassez de chuvas, a ocorrência de granizo também trouxe prejuízos para algumas lavouras, além do frio fora de época. No dia 13/02, dia do Carnaval, a temperatura mínima registrada na estação meteorológica de Jaguarão foi de apenas 8,1 °C (Fonte: INMET). Partes das regiões Sul e Campanha apresentaram danos nas lavouras de arroz causados por esse episódio de frio.

Lembrando que em anos de La Niña é comum termos chuvas abaixo da média, com isso a ‘atmosfera’ fica mais seca, e é por isso que as temperaturas noturnas geralmente são mais amenas. Nesses anoshá tambémmaior ocorrência de chuva de granizo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.