Fevereiro teve granizo, frio e agravamento da estiagem no RS

Estiagem

Fevereiro teve granizo, frio e agravamento da estiagem no RS

Safra 2017/18 de arroz no Rio Grande do Sul iniciou com problemas de implementação
Por:
213 acessos

A safra 2017/18 de arroz no Rio Grande do Sul iniciou com problemas de implementação, devido às chuvas de setembro e outubro, e depois com a parada brusca das chuvas em novembro. Após, se observou um período melhor, com muita radiação solar, fator importante para a cultura do arroz.

Fevereiro ficou marcado pelas chuvas abaixo da média em todo o estado, sendo a região Oeste a que apresentou as anomalias de precipitação mais altas em relação à Normal Climatológica. Além da escassez de chuvas, a ocorrência de granizo também trouxe prejuízos para algumas lavouras, além do frio fora de época. No dia 13/02, dia do Carnaval, a temperatura mínima registrada na estação meteorológica de Jaguarão foi de apenas 8,1 °C (Fonte: INMET). Partes das regiões Sul e Campanha apresentaram danos nas lavouras de arroz causados por esse episódio de frio.

Lembrando que em anos de La Niña é comum termos chuvas abaixo da média, com isso a ‘atmosfera’ fica mais seca, e é por isso que as temperaturas noturnas geralmente são mais amenas. Nesses anoshá tambémmaior ocorrência de chuva de granizo.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink