Fibras renováveis atraem grandes fabricantes de automóveis
CI
Imagem: Pixabay
MEIO AMBIENTE E TECNOLOGIA

Fibras renováveis atraem grandes fabricantes de automóveis

Tecnologia vem para ser alternativa
Por: -Leonardo Gottems

A BComp, startup suíça que desenvolveu um substituto renovável e sustentável para fibra de carbono, acaba de arrecadar mais de US$ 35 milhões em uma nova rodada de investimentos liderada principalmente por BMW, Volvo, Porsche, Airbus e outros fundos líderes nos setores automotivo, aeroespacial e de mobilidade setores em geral.

A Bcomp desenvolveu um processo para produzir um material ultrarresistente e leve a partir de resíduos agrícolas do cultivo de linho. Suas aplicações encontraram um lugar de destaque no automobilismo, chegando até a Fórmula 1. Suas aplicações também despertaram interesse particular na indústria aeroespacial, arquitetura náutica e infraestrutura em geral.

Com suas tecnologias patenteadas ampliTex™ e powerRibs™, a Bcomp oferece uma alternativa para reduzir o impacto ambiental em produtos que exigem compósitos leves, fortes e rígidos. Além dos benefícios ambientais em relação à fibra de carbono, o composto mais utilizado na fabricação desses elementos, o amortecimento de vibrações do material desenvolvido pela BComp é significativamente maior, o que reduz o risco de quebra repentina.

As fibras de linho usadas para produzir ampliTex™ e powerRibs™ sequestram dióxido de carbono durante o crescimento e atuam como uma cultura rotativa para melhorar a saúde do solo e das culturas subsequentes. Eles também são nativos de suas áreas de cultivo, o que se traduz em baixos requisitos de água e fertilizantes para sustentabilidade a longo prazo. Uma vez que as peças não são mais necessárias, o monomaterial pode ser reciclado ou usado para recuperação de energia em plantas de incineração.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.