CI

FICAFÉ começa na próxima semana no Paraná

Maior evento da cafeicultura paranaense será realizado nos próximos dias 2, 3 e 4 de outubro, em Jacarezinho


Maior evento da cafeicultura paranaense será realizado nos próximos dias 2, 3 e 4 de outubro, em Jacarezinho; inscrições ainda podem ser feitas no site www.ficafe.com.br
 
O clima é de expectativa para a sexta edição da Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná – FICAFÉ 2013, realizada pelo Sebrae/PR e pela Associação dos Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (ACENPP). O evento será promovido nos dias 2, 3 e 4 de outubro, no Centro de Eventos, em Jacarezinho. A abertura oficial do evento está marcada para dia 3 de outubro, às 9 horas.
 
Uma das novidades da FICAFÉ 2013 será o “I Concurso de qualidade sabores do norte pioneiro do Paraná”, para premiar os melhores cafés da região. “Os 12 núcleos que participam do Projeto de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná apresentarão os melhores grãos produzidos. A ideia é divulgar para o público do evento os cafés de qualidade produzidos na região”, explica Odemir Capello, consultor do Sebrae/PR.
 
Capello diz que as chuvas e as geadas ocorridas no inverno comprometeram muito pouco a qualidade da produção cafeeira. “Mais de 85 amostras foram classificadas para concorrer ao Concurso e estamos impressionados com a qualidade dos grãos”, afirma o consultor do Sebrae/PR e gestor do Projeto de Cafés Especiais.
 
O “I Concurso de qualidade sabores do norte pioneiro do Paraná” vai reconhecer o trabalho dos agricultores da região, que mudaram o conceito da cafeicultura no Norte Pioneiro. Graças ao Projeto de Cafés Especiais, uma iniciativa do Sebrae/PR e da ACENPP, eles deixaram de produzir café commodity e direcionaram a produção para o mercado de cafés de qualidade.

De acordo com Capello, a criação da FICAFÉ é mais uma estratégia para  evidenciar a produção de cafés especiais e certificados da região. Para isso, são promovidas no evento as degustações comentadas e as rodadas de negócios.
Nas degustações comentadas, provadores de cafés provam amostras de grãos especiais e comentam seus atributos únicos, como forma de valorizar o produto. A expectativa em torno da degustação comentada é atrair novos compradores nacionais e internacionais para a região.

Durante a Rodada Internacional de Negócios, que acontece paralelamente à Rodada Nacional, compradores de diversos países terão a oportunidade de conhecer o processo produtivo do café do norte pioneiro paranaense e poderão fechar negócios durante o evento ou fazer contatos com os produtores para a realização de negócios futuros. “É uma ótima oportunidade para mostrar para os compradores o potencial da região e estabelecer um relacionamento mais próximo entre os torrefadores e produtores de cafés especiais e certificados”, avalia Capello, do Sebrae/PR.
 
Simpósio

A FICAFÉ 2013 contempla ainda a realização do II Simpósio de Difusão Tecnológica do Norte Pioneiro do Paraná.  Os temas das palestras serão: “Gestão da mecanização da lavoura cafeeira” e “Manejo da produção da lavoura cafeeira para sustentabilidade”. Para Odemir Capello, a geração de conhecimento é um diferencial da FICAFÉ. “Nossa intenção é levar informações para produtores rurais, técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos e estudantes, com a intenção de capacitar todos os envolvidos na cadeia produtiva da cultura do café”, afirma.

Cafeterias

Nas cafeterias instaladas nos estandes do Sebrae/PR e da ACENPP,   baristas  experts em café vão servir aos visitantes bebidas diferenciadas preparadas à base do grão. A FICAFÉ 2013 terá ainda um espaço ‘batizado’ de “Origens do Norte Pioneiro”, onde os 12 núcleos que participam do Projeto de Cafés Especiais vão apresentar os blends dos melhores cafés. “Os cafeicultores selecionaram cafés acima de 84 pontos, de acordo com a tabela SCAA, uma metodologia internacional utilizada para estabelecer uma pontuação para o produto. Os atributos dos grãos também serão destacados”, conta Capello.  O consultor explica ainda que são definidos como cafés especiais aqueles que alcançam a pontuação mínima de 80 pontos na tabela SCAA.

Realização

Os organizadores do evento estimam a participação de cerca de 4 mil visitantes na FICAFÉ 2013.
O evento é uma realização do Sebrae/PR, ACENPP, Cooperativa de Cafés Especiais Certificados do Norte Pioneiro do Paraná (COCENPP), além do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SEAB), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), da Associação dos Municípios Norte Pioneiro (Amunorpi), da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná (CREA-PR), Sicoob, Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Associação dos Engenheiros e Agrônomos do Norte Pioneiro (AEANP), Território da Cidadania Norte Pioneiro, Unimed, Banco do Brasil e  Instituto Federal Sul de Minas.
Para ver a programação completa, acesse www.ficafe.com.br.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.