CI

Filipinas retiram embargo às importações de carne bovina da Austrália


As Filipinas retiraram na quinta-feira o embargo às importações de carne bovina da Austrália, mas ameaçaram impor restrições às carnes daquele país caso este não permita as importações de frutas tropicais das Filipinas. A carne é o principal produto de exportação da Austrália para as Filipinas, com exportações de mais de A$ 300 milhões (US$ 168,21 milhões) em 2001. Há também entre os dois países um grande comércio de bovinos vivos australianos.

O Departamento da Indústria Animal das Filipinas disse que o embargo às importações de carne bovina australiana foi retirado porque o caso de antraz registrado em um animal do Estado australiano de Victoria já foi controlado. Porém, o secretário da Agricultura das Filipinas, Luis Lorenzo, disse que o governo ainda está insatisfeito com o fato de a Austrália não permitir as importações de algumas frutas tropicais de seu país.

"A política de importação da Austrália está impedindo a entrada de bananas e abacaxis das Filipinas, que são consideradas de classe mundial e entre as de mais alta qualidade. Se estes assuntos não forem resolvidos, nós seremos obrigados a responder através da restrição das importações de carne da Austrália. Nós precisaremos encontrar uma fonte mais barata de carne vermelha segura e de alta qualidade, bem como de bovinos vivos e produtos lácteos em outros países em desenvolvimento", disse Lorenzo.

As Filipinas proibiram as importações de carne bovina da Austrália em novembro devido ao surgimento de um caso de antraz em um animal australiano. A doença é bacteriana e fatal para os animais, podendo inclusive ser transmitida ao ser humano.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.