CI

Fim do embargo dos EUA beneficia produtores

MS abate cerca de 72 mil cabeças de suínos por dia


MS abate cerca de 72 mil cabeças de suínos por dia

Apesar do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), ainda não ter divulgado a lista de estados livres de febre aftosa com vacinação que poderão se habilitar a exportar carne suína processada para os Estados Unidos, Mato Grosso do Sul vai ser favorecido com a abertura do mercado, anunciada na última terça-feira (10), pelo governo. Isso porque, o aumento da demanda em Santa Catarina, a primeira a ser autorizada a comercializar carne in natura para o país, vai reduzir a disponibilidade interna, uma vez que é um dos principais produtores de suínos do Brasil.


“Certamente teremos um cenário, a curto prazo, de preços melhores ao produtor, que vinha sofrendo com a baixa remuneração. Mas além do aumento da demanda, a quebra na safra de milho vai elevar o custo de produção - obrigando a indústria a melhor remunerar”, explica o analista de mercado da Rural Business, Júlio Brissac.

Para o consultor pecuário João Pedro Cuthi Dias, esse será apenas o começo de uma abertura de diversos mercados internacionais, já que a demanda mundial por alimentos é crescente. Somente a China, por exemplo, consome 45 milhões de toneladas de carne suína por ano. “Mato Grosso do Sul tem ainda a vantagem da possibilidade de crescimento frente esse aumento de demanda, o que grandes estados produtores não têm, por já terem atingido sua capacidade total. Temos ainda produção de milho e farelo de soja – usados na ração - abundante, o que nos incentiva ainda mais a crescer no setor”, pondera.


Atualmente o Estado abate cerca de 72 mil cabeças de suínos por dia, segundo a Superintendência Federal da Agricultura (SFA). O rebanho é de pouco mais de um milhão de animais. O órgão informou que até agora nenhuma informação foi repassada pelo Mapa, no sentido de habilitação de unidades frigoríficas de MS para enviar carne processada aos Estados Unidos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.