CI

Final do Movimiento a La Rienda confirma crescimento no Brasil

Tradicional na Argentina, modalidade terá seu encerramento do ciclo realizado na Expointer


Tradicional na Argentina, modalidade terá seu encerramento do ciclo realizado na Expointer

Na quinta-feira, 1º de setembro, na programação da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) na Expointer, será disputada a final do ciclo do Movimiento a La Rienda no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Nas categorias Profissional A, Profissional B, Amador A e Amador B, são dez finalistas para cada uma delas. Já na divisão Crioulos do Futuro são cinco. 

Prova tradicional na Argentina, o Movimiento a La Rienda vem crescendo também no Brasil. A expetativa é de que a qualidade dos competidores mais uma vez mostre esta evolução da prova no Brasil. Os organizadores avaliam que, a cada ano que passa, os conjuntos estão melhores preparados e há um crescimento no número de interessados nesta disputa. 

Conforme o coordenador da Subcomissão do Movimiento a La Rienda, Renato Vacinaletti, a novidade foi a categoria Amador B, que contará com mais finalistas do que no ano anterior. A perspectiva para a final é de uma prova com grandes candidatos ao título. "Estamos melhores em qualidade, com animais bons. O crescimento foi muito bom. Cada vez a modalidade vem despertando mais interesse por todas as regiões que passa", salienta.

Criado no Chile há mais de 70 anos e popularizado na Argentina há mais de 40, o Movimiento a La Rienda chegou ao Brasil somente em 2010 quando foi disputada a primeira prova Nacional na Expointer, em Esteio (RS). Até então, o Brasil apenas participava deste concurso como convidado da exposição promovida pela FICCC. É a principal prova de adestramento do cavalo Crioulo do Chile e da Argentina. 

Neste ciclo, o Movimiento a La Rienda foi a modalidade que mais cresceu em número de participantes, com 274 conjuntos participando das provas promovidas pela ABCCC ante os 139 conjuntos registrados em 2015.

Foto: Fagner Almeida/ABCCC/Divulgação
Texto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.