Finalistas da Classificatória de Montevidéu disputam Freio de Ouro

Agronegócio

Finalistas da Classificatória de Montevidéu disputam Freio de Ouro

Finalistas competem na segunda-feira, dia 16, por uma das oito vagas na grande final da seletiva
Por: -Joana
2265 acessos
Transcorridas as fases iniciais com a avaliação morfológica e a primeira etapa funcional, nos dias 14 e 15 de maior, foram definidos os 17 finalistas da classificatória de Montevidéu, ao Freio de Ouro. A prova foi a segunda classificatória internacional do ciclo 2011 (a primeira foi em Buenos Aires) e teve a presença de 16 fêmeas e nove machos. Os finalistas competem na segunda-feira, dia 16, por uma das oito vagas na grande final da seletiva, disputada em Esteio/RS, na Expointer.

Durante a manhã do dia 15, dia das mães no Uruguai, a presença de bom público, principalmente famílias, abrilhantou o evento realizado no bonito domingo de sol no parque do Prado, na Associação Rural de Montevidéu. Sob fortes aplausos e gritos de incentivo, foram disputadas as andaduras, durante a manhã, e à tarde as provas iniciais de mangueira e campo.

Para o criador de Bagé, Eduardo Móglia Suñe, que divide o julgamento dos conjuntos com os também criadores José Francisco Pereira de Moura e Alexandre Di Domenico, as primeiras fases funcionais tiveram muita qualidade. “Pelo segundo ano consecutivo tivemos uma prova de mangueira diferenciada, com notas altas, e com jovens ginetes uruguaios se destacando e qualificando a prova. Com certeza na final teremos um novo show”.

O destaque do primeiro dia de avaliações funcionais ficou com os primeiros colocados até o momento, Calandria Poral, nas fêmeas, e Viragro Rio Tinto, nos machos, que tiveram poucas falhas e conseguiram manter a uniformidade no campo. O ponto alto da etapa, entretanto, foi a prova de mangueira da égua Uma e Pico da Tamanca, com o ginete Felipe Silveira, que fez duas pechadas certeiras e ganhou nota 10 dos três jurados em ambas.

A classificatória uruguaia será decidida na segunda-feira, dia 16, a partir das 9h, com a prova final de mangueira. A tarde, a partir das 14h, serão realizadas as etapas finais de campo com a Bayard-Sarmento e a Paleteada final.
Finalistas (Resultado Parcial)

Fêmeas
1º Lugar

Calandria Poral, filha de Santa Elba Granizo e Poral 254; criador e expositor José Campiotti, Cabanha Don Poro.
Ginete: Juan Pablo Gonzalez
Média parcial: 18,511

2º Lugar
PO Ucrânia, filha de Lutador do Purunã e Garbosa da 3J; criador Gonçalo Porto Silva e expositor Volmir José Colla, Cabanha Cola Crioula.
Ginete: Antonieto Rosa
Média parcial: 18,469

3º Lugar
Coé Artiguense, filha de Mañanero Abanico e Mañanero Arriera; criador e expositor Glencoe S. G., Cabanha Santa Maria.
Ginete: Marcelo Móglia
Média parcial: 18,378

4º Lugar
Três Pontas Guapa, filha de Campana Farrapo e BT Demônica; criador e expositor Luiz Mierczynski Neto, Cabanha Três Pontas.
Ginete: Lindor Collares Luiz
Média parcial: 17,865

5º Lugar
Uma e Pico da Tamanca, filha de BT Delantero e Bailarina de São Thomé; criador e expositor Lauro Cardoso Terra e Filhos, Estância Tamanca.
Ginete: Felipe Silveira
Média parcial: 17,726

6º Lugar
Jaguel Fronteriza, filha de Jaguel Tormentoso e Jaguel Victoria; criador e expositor Green Belt S. A., Cabanha Septiembre.
Ginete: Claudio Fernandez
Média parcial: 17,668

7º Lugar
Chismosa Caraguatá, filha de Guaporé do Itapororó e Chamarrita Caraguatá; criador e expositor Juan Montans e Cecília Ferrando, Cabanha El Chiripá.
Ginete: Marcelo Móglia
Média parcial: 17,398

8º Lugar
Pacífica Jabalina, filha de Mañanero Poroto Negro e TT Jura; criador e expositor La Pacifica S. A., Cabanha Colibri.
Ginete: Matias Horta
Média parcial: 16,563

9º Lugar
Guampa Guadalupe, filha de Abrojo Caraguatá e Boletera Chana; criador Fernando Motta e expositor Eduardo Blengio Colucci, Cabanha Santa Isabel.
Ginete: Manuel Blengio
Média parcial: 16,552

10º Lugar
Constancia Discórdia, filha de BT Manolo e Constancia Pituca; criador e expositor Sapelli Gutierrez Hnos, Cabanha La Constancia.
Ginete: Jairo Souza
Média parcial: 16,403

Machos
1º Lugar

Viragro Rio Tinto, filho de CRT Guapo e Respeitosa de Santa Angélica; criador Viragro Agropecuária Ltda e expositor Condomínio Rio Tinto.
Ginete: Daniel Teixeira
Média parcial: 19,256

2º Lugar
Nativo do HB, filho de Nobre Tupambaé e Bailarina do Agabê; criador e expositor Hamilton Brum Bulcão, Cabanha Sepé Tiarajú.
Ginete: Pedro Móglia
Média parcial: 18,442

3º Lugar
Hecho a Mano da Recalada, filho de Entrevero Charrua e Hermosa de Santa Angélica; criador Fábio Langlóis Ruivo e expositor Andrés Gustavo Macedo Martins, Cabanha Santa Fé.
Ginete: Lindor Collares Luiz
Média parcial: 18,304

4º Lugar
Jaguel Fraile, filho de RD Escorpião e Espora da Chaba; criador e expositor Green Belt S. A., Cabanha Septiembre.
Ginete: Claudio Fernandes
Média parcial: 17,859

5º Lugar
Balaço 08 Motolandia, filho de Santa Elba Comediante e Milonga Perau; criador Motolandia Agropecuária Ltda e expositor Mário Carrere Pons, Cabanha El Tramojo.
Ginete: Pablo Durán
Média parcial: 17,593

6º Lugar
PO Ytahum, filho de Lutador do Purunã e Oferta de Santa Angélica; criador Gonçalo Porto Silva e expositor Rafael Albornoz Lopes, Cabanha Manchester.
Ginete: Rodrigo Fonseca
Média parcial: 17,495

7º Lugar
Marumby Tupambaé, filho de Galo de Briga Tupambaé e Barcelona Tupambaé; criador Oswaldo Dornelles Pons e expositor Marcus Vinícius Vieira.
Ginete: Rodrigo Fonseca
Média parcial: 15,252
As informações são da assessoria de imprensa da ABCCC

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink