CI

Fiscais da Adapec entrarão na Ilha do Bananal a partir da próxima segunda

A previsão é que a imunização dos animais termine até o final do mês de agosto


O gado dos indígenas da Ilha do Bananal será vacinado a partir da próxima segunda-feira, dia 10. A data foi definida em reunião com representantes da Funai - Fundação Nacional do Índio – que aconteceu na tarde dessa terça-feira, 4, no escritório da Adapec – Agência de Defesa Agropecuária - de Formoso do Araguaia.

Segundo o delegado regional de Formoso do Araguaia, Procópio Cleber, a data ficou para depois do dia 10 porque os rios na região ainda estão cheios. “Por causa disso, vamos começar pela área que está com as águas mais baixas, ou seja, pelas aldeias próximas ao município de Sandolândia”, informou.

Duas equipes de fiscais agropecuários da Adapec irão entrar na Ilha. Cada equipe terá um agente da Funai acompanhando as atividades, afim de evitar transtornos com os indígenas. A previsão é que a imunização dos animais termine até o final do mês de agosto.

Todos os animais dos indígenas, cerca de quatro mil de acordo com a última vacinação realizada em 2008, serão vacinados sem custos para os mesmos. “Como todos os anos, novamente a Adapec irá custear as doses de vacina, agulhas e pistolas, para garantir a imunização de todos os bovídeos. Além disso, iremos marcar os animais com ferro quente”, explica o presidente da Adapec, Humberto Camêlo.

Vale ressaltar que por se tratar de uma área de preservação ambiental e indígena é proibida a permanência de gado no local, salvo se pertencerem às aldeias. Em outubro de 2008, foi finalizada a operação de transferência de animais de retireiros da Ilha do Bananal. Ao todo, 96.819 animais que estavam ilegalmente na região foram vacinados e transportados para outros locais.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.