CI

Flávio Arns propõe que Temporão seja chamado a explicar falta de Tamiflu

Flávio Arns propõe que Temporão seja chamado a explicar falta de Tamiflu


O senador Flávio Arns (PT-PR) pediu, nesta quarta-feira (5), que o quadro da gripe suína seja debatido de forma mais aberta para que a população saiba dos riscos reais que está correndo e se encontrem as melhores estratégias para lidar com o problema. Ele sugeriu que a Comissão de Assuntos Sociais convoque o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, para explicar como está a distribuição do remédio Tamiflu.

- Crianças, jovens e gestantes estão morrendo. Embora se diga que uma discussão aberta pode causar pânico, precisamos falar claramente sobre o assunto e despertar a preocupação para um problema grave - afirmou o parlamentar.

Flávio Arns observou que, pelos cálculos dos especialistas, o país deve estar com cerca de 30 mil casos da gripe. Só em Curitiba, está morrendo uma pessoa por dia.

Ao propor que sejam ouvidos sobre o assunto infectologistas de renomada competência, o senador lembrou que a pressão pela mudança do protocolo de atendimento levou o governo a liberar a prescrição do Tamiflu também por médicos da rede privada - com as devidas precauções para se evitar estoques ilegais do produto.

Continua, entretanto, sem uma determinação coerente o momento da aplicação do remédio, que não faz mais efeito 48 horas depois de instalado o quadro da gripe. O senador se disse favorável a que se aplique o remédio aos primeiros sintomas característicos da doença.

Flávio Arns disse que há vários aspectos não esclarecidos sobre a capacidade do país de fazer frente à epidemia da gripe suína. Um deles é o da quantidade exata e das condições do Tamiflu adquirido quando do surto de gripe aviária, em 2005.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.