CI

Flores podem "ouvir" insetos

O estudo mostra que sons polinizadores e sons sintéticos em frequências semelhantes fazem as pétalas vibrarem


Uma pesquisa israelense descobriu que as flores da prímula distribuem o seu pólen e aumentam a concentração de açúcar em seu néctar dentro de três minutos após "ouvir" o som das abelhas e das mariposas. De acordo com o jornal Haaretz os pesquisadores dizem que a descoberta pode ter um impacto na compreensão da evolução das flores e insetos. 

As descobertas sugerem que as plantas também são afetadas por outros sons, incluindo aqueles produzidos pelo homem, que podem prejudicar a capacidade das flores e abelhas se comunicarem. Desse modo, alguns cientistas sugerem até que o uso de determinados sons pode estimular um crescimento mais agudo em determinados tipos de plantas. 

O estudo mostra que sons polinizadores e sons sintéticos em frequências semelhantes fazem as pétalas vibrarem e provocarem uma resposta rápida, aumentando a concentração de açúcar no néctar. Nesse cenário, essa seria mais uma prova de que as plantas reagem com o meio ambiente de uma forma muito maior do que se imaginava até pouco tempo atrás. 

Em um de seus experimentos, os pesquisadores envolveram as flores em vidro que estavam totalmente sem som e depois expuseram a planta aos sons dos seus respectivos polinizadores. Depois de fazer os experimentos, os cientistas disseram que, ao serem expostas a ausência de som, não houve aumento na concentração de açúcar no néctar. Segundo os cientistas, estudos posteriores podem revelar que as plantas podem ouvir e responder a herbívoros, outros animais, fatores naturais e possivelmente outras plantas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.