CI

Florestas Plantadas será tema da Agrotins 2015

Agrotins é realizada todo ano pelo Governo do Estado



A 15ª Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins - Agrotins para o ano de 2015 já tem tema definido: Florestas Plantadas. O assunto foi escolhido por ser um setor em crescimento em todo o Mundo e em plena expansão no Tocantins nos últimos anos. A Agrotins é realizada todo ano pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária e centenas de parceiros, no Centro Agrotecnológico de Palmas.
 
Várias iniciativas e ações para a produção de Florestas Plantadas vêm sendo desenvolvidas pelo governo do Estado, dentro do programa de Energias Limpas. A ideia é aproveitar o potencial de energias limpas a partir da exploração sustentável das áreas produtivas.
 
Para o secretário da Agricultura e Pecuária, Júnior Marzola, este setor do agronegócio tocantinense apresenta um grande potencial de crescimento. “O Tocantins tem clima e solo propícios, além de uma grande disponibilidade de áreas já desmatadas, que podem ser utilizadas pela silvicultura no plantio de várias espécies”, comentou o secretário.
 
De acordo com o engenheiro agrônomo da Diretoria de Agroenergia e Florestas Plantadas Antônio Cássio Oliveira Filho, o Estado tem potencial para plantio de eucalipto, seringueira, teca, mogno, pinus, acácia, ipês, entre outras espécies utilizadas pela indústria. “O eucalipto no Tocantins tem finalidade principal a indústria de celulose com perspectiva de implantação de três empresas nas Regiões Centro Norte, Centro Sul e Sul do Estado. Já a seringueira é incentivada e produzida para a extração de látex, produto em escassez em todo o mundo”, explicou Filho, acrescentando que por isso é tão importante difundir as informações sobre o setor e incentivar o plantio de árvores.
 
Segundo o representante da empresa Jamp Florestal, Conrado Banzan, a empresa localizada em Dueré trabalha com a plantação de eucalipto há sete anos e o negócio tem sido muito rentável, tanto que novos investimentos são realizados com frequência. “A empresa tem cinco mil hectares de plantação de eucalipto em Dueré, 500 hectares em Novo Acordo e ainda mil de Cedro Maria, onde exploramos todos os subprodutos com a fabricação de madeira para cerca, postes, carvão vegetal, extração de óleo essencial de eucalipto, entre outros”, comentou, acrescentando que a empresa possui uma fábrica e uma destilaria onde empregam diretamente 100 trabalhadores.
 
Dados
 
Segundo um estudo realizado pela Seagro, há um avanço florestal das espécies de eucalipto, seringueira e teca no Tocantins. O crescimento da área plantada de 2012 para 2013 foi de 12,27%, pulando de 137 mil para quase 156 mil hectares das três espécies. Além da destinação para a indústria de celulose, a exploração das florestas gira em torno de produtos como lenha, carvão, estacas, mourões, madeiras e óleo de eucalipto e látex.
 
Polos de Seringueira
 
Para impulsionar o crescimento de Florestas Plantadas no Tocantins, o governo implantou três polos de produção de seringueira: Polo Cantão, que envolve 17 municípios da região; Polo Palmeirópolis, na região Sul, englobando 12 municípios; e o Polo Santa Fé, na região Norte do Tocantins, que já tem seis municípios inseridos, mas com perspectivas de incluir 25 municípios da Região do Bico do Papagaio. A última região deve se destacar ainda mais na produção de florestas plantadas por possuir maior maciço florestal com o plantio do eucalipto, e por ter maior riqueza no solo, além de clima e relevo favorável a cultura, e ainda boa logística para o escoamento da produção.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.