FMC acompanha resultados da 2ª safra do milho em todo o país

Imagem: Eliza Maliszewski

Milho

FMC acompanha resultados da 2ª safra do milho em todo o país

Companhia participou pela terceira vez consecutiva do Rally da Safra, expedição técnica de monitoramento de safra
Por:
1007 acessos

Alinhada com seu propósito de estar próxima aos agricultores, a FMC participou de mais um ano do Rally da Safra, principal expedição técnica privada para monitoramento da safra de grãos no Brasil. Nesta 17ª edição foram 7 equipes em campo avaliando as lavouras de soja até o mês de março. Entre maio e junho a equipe da Agroconsult avaliou remotamente as áreas de milho segunda safra.

O levantamento aconteceu nos 12 principais estados produtores: Mato Grosso, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Maranhão, Piauí e Tocantins, que respondem por 95% da área de produção de soja e 72% da área de milho.

No encerramento da temporada 2020 a Agroconsult, divulgou a estimativa de produção do milho 2º safra. Segundo eles, a produção deve alcançar 72,9 milhões de toneladas, volume 4,5% menor que a safra recorde passada, em função das irregularidades climáticas que marcaram essa temporada. Todos os principais estados produtores registraram queda na produtividade.

O levantamento da 2º safra também apontou que houve atraso no plantio em Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo e Minas Gerais, empurrando o desenvolvimento de uma parcela significativa das lavouras para um calendário de maior risco climático. Mas, o Gerente de Cultura da FMC, Ivan Jarussi, reforça que a adoção de tecnologias contribuiu para quedas menos significativas. “Temos visto nos últimos anos uma ampliação nos investimentos em tecnologia por parte dos produtores, e isso repercute positivamente no aumento de produtividade mesmo em anos com condições climáticas desfavoráveis”, explica.

A FMC acompanhou de perto todos os processos de levantamento de dados das lavouras, entendendo os principais desafios enfrentados no controle de pragas, doenças e ervas daninhas. Jarussi, fala da relevância em participar da iniciativa. “Tivemos que nos adaptar neste ano, mudando a forma como nos relacionamos com os produtores e a Agroconsult conseguiu realizar a etapa de milho 2º safra de uma forma muito criativa. Para nós é fundamental ter essas informações e esse relacionamento com os agricultores para ajuda-lo nos desafios diários das lavouras. Investimos constantemente em inovações e queremos conhecer as demandas do campo para entregar cada vez mais tecnologias eficientes e sustentáveis”, diz.

Pela primeira vez o Rally realizou uma etapa de avaliação das lavouras de forma 100% digital, uma adaptação necessária devido ao distanciamento social exigido para conter a pandemia de Covid-19, que levou ao cancelamento das equipes de campo. Desde meados de maio, mais de 60 produtores que atuam nas principais regiões agrícolas participaram de uma série de reuniões virtuais, passando informações sobre as condições desta 2ª safra. Os técnicos do Rally também intensificaram o levantamento remoto, num esforço que incluiu entrevistas com mais de 120 profissionais do agronegócio.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink