CI

FMC incentiva colaboradores a pensar e agir com segurança do campo a cidade

Com a campanha Think! Safe são disseminadas rotinas e boas práticas para cada cidadão, independente de onde ele esteja ou qual função exerça na empresa.


Datas como a Semana Nacional de Trânsito, comemorada entre 18 e 25 de setembro e Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, comemorado em 28 de abril, são períodos em que a FMC Agricultural Solutions enaltece o Programa Think! Safe (Pense! Seguro), que tem como intuito conscientizar os colaboradores e suas famílias a agirem com segurança no cotidiano.

Na prática, o programa Think! Safe ocorre permanentemente por meio de iniciativas, como reuniões semanais em que são relembrados os principais cuidados e episódios de risco; veiculação de vídeos e cartazes; intranet de segurança e redes sociais (facebook) com informações sobre a campanha; troca de lições aprendidas e compartilhamento dos cuidados de segurança para estimular o “Safety Share”, uma prática em que se começa em qualquer reunião, dedicando os primeiros minutos para um dos colaboradores contribuírem com algo que aprendeu ou vivenciou na área de segurança.

Além disso, é realizado um monitoramento mundial, em que a área de Meio Ambiente, Saúde e Segurança da FMC compila os dados mundiais e compartilha com os colaborados por e-mail, junto com um vídeo. Anualmente, é executada uma campanha de vacinação contra a gripe H1N1 e existe um projeto direcionado ao time de vendas para a divulgação das boas práticas de campo e os cuidados na segurança no manuseio de produtos perigosos. Para reforçar o tema de segurança nos escritórios, são executados simulados de emergência, houve a contratação de um serviço de atendimento de emergências médicas e os motoristas fazem reciclagem com curso teórico e prático de direção defensiva, em toda a América Latina.

“A última ação realizada, lançada na Semana Nacional de Trânsito, foi a produção de um baralho como o tradicional, porém em cada carta são apresentadas dicas de segurança, como direção defensiva, crimes virtuais, mapas de risco, acidentes domésticos, cuidados com a rede elétrica, entre outros e este pode ser usado justamente para inspirar o compartilhamento de segurança feito no início de cada reunião. A segurança está incorporada no nosso cotidiano e nosso principal objetivo é criar uma cultura de ‘pensamento seguro’, em que todos os colaboradores tenham atitudes de prevenção, seja com sua família ou no trabalho,  e que o compartilhamento desta visão seja natural, constante e interativo”, aponta o Gerente de Projetos e EHS da FMC, Nicolau Serra.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.