CI

FMC lança portal de informações sobre nematóides

Site informa sobre potencial de dano da praga que ameaça a cana-de-açúcar e as possíveis formas de controle


A FMC Agricultural Products acaba de criar um portal completo sobre nematóides, que deve se tornar referência no segmento de agronegócios (www.nematoides.com.br). O objetivo da nova ferramenta é levar conhecimento aprofundado aos produtores rurais do setor sobre a proporção dos danos causados pela praga, com informações específicas sobre as ameaças que os nematóides trazem à lavoura, bem como discutir ações para o manejo da praga, dimensão dos prejuízos, influências nas safras e prevenção das infestações.

“A cada safra a cultura de cana-de-açúcar apresenta novos desafios aos produtores. Dentre tantos cuidados necessários, o manejo de pragas - em especial os nematóides - merece destaque pela sua influência direta na produção final e na qualidade da lavoura”, explica Fernanda Teixeira, coordenadora de marketing e eventos da FMC e uma das idealizadoras do Projeto. “O objetivo é que todos os profissionais envolvidos com a cultura de cana saibam o impacto que os nematóides levam à produtividade final. Identificar as pragas e os possíveis danos que elas acarretam à plantação é, sem dúvida, uma ação muito importante. Daí nossa preocupação em facilitar o acesso desses profissionais à informação. A expressá-la de forma mais clara possível”, completa Fernanda.

No site, desenvolvido pela empresa C2C Balloon, os produtores encontram dados estatísticos, informações detalhadas do patógeno, como ciclo, período de ocorrência na cultura, prejuízos e melhor época para tratamento da lavoura, principais espécies, danos causados e formas de prevenção e controle. Há publicações de artigos técnicos, informativos elaborados pela FMC e matérias publicadas em veículos de comunicação. Outro destaque fica por conta de possibilidade de interação entre os visitantes do site: é possível postar informações, realizar fóruns, enviar perguntas, solicitar contato etcs. A ideia é que o portal seja ágil e dinâmico na atualização e transmissão de informações sobre o assunto.

Nematóides desafiam produção de cana-de-açúcar

Por se tratar de uma praga “invisível”, controle requer programa de informação voltado aos produtores rurais

Eles são praticamente invisíveis (medem de 0,3 a 3 milímetros), mas são capazes de reduzir a massa radicular na cana-de-açúcar, provocar a morte nas células da raiz ou a modificação das mesmas, acarretando na dificuldade para absorção de água e nutrientes, gasto de energia excessivo e abertura de entrada para patógenos. Nas safras, tornou-se uma praga constante em campo brasileiro, principalmente em virtude da falta de atenção dedicada ao parasita, difícil de ser estudado por ser “invisível”. O resultado é a redução substancial da produção, que pode chegar à diminuição de 50% da quantidade final. As informações são da assessoria de imprensa da FMC.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.