CI

Folhas de espinafre podem virar carne

Os resultados podem ajudar a aumentar a produção da agricultura celular


Foto: Pixabay

Durante um estudo recente liderado pelo professor Glenn Gaudette do Boston College, uma equipe de pesquisadores deu um grande passo à frente na aceleração do desenvolvimento de carne cultivada em laboratório usando uma plataforma comestível feita de espinafre. A pesquisa foi publicada na edição online avançada da revista Food BioScience.  

Segundo os pesquisadores, os resultados podem ajudar a aumentar a produção de produtos da agricultura celular para atender a sua crescente demanda e reduzir os custos ambientais associados às proteínas animais. Despojado de tudo, exceto seu esqueleto venoso, a rede circulatória de uma folha de espinafre serviu com sucesso como uma base comestível semelhante ao solo sobre a qual os pesquisadores cultivaram proteína animal bovina, disse Gaudette. 

“A agricultura celular tem o potencial de produzir carne que reproduz a estrutura da carne tradicional, ao mesmo tempo que minimiza as necessidades de terra e água”, observou Gaudette. 

Gaudette já havia captado a atenção mundial com estudos anteriores neste mesmo campo. Em 2017, junto com uma equipe multi-universitária, ele demonstrou que o tecido cardíaco humano poderia ser cultivado em um andaime de folha de espinafre. A escolha desta espécie se baseia no fato de ela oferecer um sistema circulatório natural quase impossível de ser replicado com as ferramentas e técnicas científicas disponíveis. 

"Em nosso trabalho anterior, mostramos que as folhas de espinafre podem ser usadas para criar placas no músculo cardíaco", disse Gaudette. "Em vez de usar espinafre para recriar peças humanas de reposição, este último projeto mostra que podemos usar espinafre para cultivar carne”, conclui. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.