Forma de extração reaproveita restos da indústria vinícola

ALTERNATIVA

Forma de extração reaproveita restos da indústria vinícola

"O tratamento de resíduos tem um impacto direto na vida atual e futura das pessoas"
Por: -Leonardo Gottems
350 acessos

Uma nova tecnologia de extração baseada em ultrassom consegue reaproveitar resíduos da indústria vinícola. De acordo com o pesquisador do Programa Institucional de Promoção da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PIDi) da Universidade Tecnológica Metropolitana, do Chile, Dr. René Ruby, embora grande parte da indústria vinícola tenha o respeito ao meio ambiente como padrão, muitas de suas práticas não respeitam isso. 

A geração de grandes quantidades de resíduos, tais como bagaço correspondente a 20% em peso da massa total de uvas processadas, a indústria terá que olhar para alternativas não só para reduzir o impacto ambiental de resíduos, mas usá-los pela recuperação de compostos de interesse que estão presentes no bagaço. A pesquisa do Dr. René Ruby baseia-se na integração de uma nova tecnologia de extração, a ultrassonografia, que, aliada aos processos de separação por membranas, permite obter moléculas ou grupos de moléculas presentes no bagaço com interesse comercial para a indústria. comida, cosmética ou farmacêutica. 

Esta pesquisa, financiada por um Fundo para a Promoção do Desenvolvimento Científico e Tecnológico, permitiria à indústria do vinho usar o que hoje é considerado lixo. Dr. Ruby ressalta que "o tratamento de resíduos tem um impacto direto na vida atual e futura das pessoas. Por um lado, a reutilização de resíduos permite-nos abordar os novos conceitos de economia circular, isto é, reduzir o impacto dos resíduos no ambiente, reduzindo as emissões de CO2. " Ele acrescenta que "compostos recuperando de interesse pode gerar novas linhas de empresas de negócios através de avaliação comercial do que até hoje não foi porque eles eram 'resíduos'", conclui. 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink