CI

Formação de ciclone mexe com o tempo na região

Chuvas ganham força


Foto: Gabriel Luan Rodrigues

A formação de um ciclone nesta terça-feira (09/08), vai elevar o potencial das chuvas na metade sul do sudeste. As instabilidades serão fortes, com chuvas volumosas e devem avançar até o triângulo mineiro. Contudo, a massa de ar seco e quente ainda domina as condições do tempo na metade norte do sudeste.

As chuvas vão avançar pelo estado de São Paulo, a partir da madrugada desta terça, na forma de uma frente fria. No período da manhã, pode chover forte sobre a grande região de Presidente Prudente, avançando pelo oeste do estado. Em Itapeva, sul paulista, os volumes devem superar os 40 mm ao longo do dia. Chove em todo estado de São Paulo, e com previsão de 25 a 35 mm no oeste do estado. 

Em Minas Gerais, a expectativa é da chegada das chuvas entre a tarde e noite. As instabilidades podem atingir o Triângulo e Sul mineiro, promovendo volumes de até 15 mm em algumas áreas, como em Pouso Alegre. Entretanto, o predomínio ainda será de tempo firme e quente entre o centro e norte do estado. Os índices de umidade podem ficar abaixo dos 20% e as temperaturas acima dos 35°C no noroeste do estado. 

Na metade sul do Rio de Janeiro, as instabilidades também devem chegar entre a tarde e noite, trazendo acumulados próximos dos 15 mm nas imediações da Baía da Ilha Grande. Há um aumento de nebulosidade sobre o sul do Espírito Santo, mas ainda com poucas condições para chuvas.

A influência do ciclone na quarta-feira vai impactar diretamente a região sudeste. Há condições para ventos intensos na metade leste de São Paulo, sul de Minas e no Sul Fluminense. As chuvas podem diminuir sobre o interior da região, mas vão ser intensas na costa de São Paulo. 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.