Formação de ciclone sobre o Sul do país provoca temporais
CI
Imagem: Arquivo
AGROTEMPO

Formação de ciclone sobre o Sul do país provoca temporais

As condições para tempo severo são elevadas
Por: -Aline Merladete

O grande destaque desta quarta-feira (23/03) é o início da formação de um ciclone que vai atuar sobre a Região Sul do país. Durante o desenvolvimento do sistema as instabilidades vão se intensificar e gerar chuvas intensas, volumosas e com a possibilidade do registro de tempo adverso em uma ampla área no sudoeste da região, com volumes podendo superar a marca dos 70 mm.

Em contraste com este tempo mais instável no sul, em uma ampla área no centro do território nacional o tempo será firme com elevação nas temperaturas entre a metade sul do centro-oeste e oeste do sudeste. 

Em todo o litoral do nordeste até o norte do país, as condições para chuvas são elevadas e com potencial de chuvas intensas em algumas localidades. Os volumes poderão superar os 40 mm e ocorrem na forma de temporais.

Confira a plataforma completa de mapas aqui.

Saiba  a previsão para a sua cidade aqui.

Região Norte

O cenário se mostra muito semelhante ao dia anterior. As chuvas mais volumosas se concentram no litoral da região, com possibilidade de chuvas acima dos 50 mm nas proximidades de Oiapoque ao norte do AP e até 40 mm na grande região de Almeirim no PA. As projeções mostram chuvas mais irregulares sobre o sul de RO, sul do PA e sul do TO. Sendo o sul do TO a área mais seca da região norte nesta quarta-feira. 

Região Nordeste

A grande quantidade de umidade na região e a permanência da ZCIT são os fatores que garantem as chuvas volumosas em toda a faixa norte e leste do nordeste. As chuvas poderão ser intensas no norte do MA e norte do PI, com acumulados superando os 40 mm em Pindaré e no Baixo Paranaíba. No extremo sul da BA, o sistema que garante as chuvas volumosas é a frente fria estacionada na região, nas proximidades de Porto Seguro os volumes poderão se aproximar dos 40 mm pontualmente. De maneira geral, só não chove no sul e oeste da BA, nas demais regiões do nordeste há fortes condições para ocorrência de chuvas. 

Região Centro-Oeste

A presença de uma área de alta pressão em aproximadamente 5 km de altitude, impede a formação de nuvens carregadas em uma grande área do centro-oeste. Deste modo, em todo o MS, sul e leste do MT, e todo o estado do GO o predomínio será de sol e tempo firme. Nesta quarta, chove apenas na metade noroeste do MT, com os maiores acumulados ocorrendo na grande região de Alta Floresta, podendo se aproximar dos 20 mm no decorrer do dia. O calor volta a ganhar intensidade sobre toda a região, em especial na metade oeste do MS, onde as máximas poderão se aproximar dos 35°C.

Região Sudeste

A atuação da área de alta pressão diminui ainda mais as condições para chuvas sobre a região. Apesar disso, a frente fria continua provocando influências no tempo em uma área restrita ao norte do ES, sendo que na grande região de São Mateus e Almenara, em MG, as chuvas podem ser mais expressivas. No norte do ES, os volumes podem superar a marca dos 30 mm no decorrer do dia. Além do tempo mais seco, o amanhecer poderá ser ameno no sul de Minas, Vale do Paraíba e serras do RJ e no período da tarde os termômetros sobem rapidamente no oeste paulista.

Região Sul

A formação de um ciclone sobre a região, vai elevar o potencial dos temporais sobre o sul do país. As chuvas deverão ser fortes na grande região de Uruguaiana e São Borja, no sudoeste do RS, com acumulados que poderão superar a marca dos 70 mm. Essas chuvas poderão ser acompanhadas de eventos de tempo severo como tempestades, vendavais, chuvas intensas em curtos períodos de tempo e queda de granizo pontual. No norte do RS e oeste de SC há a possibilidade do registro de trovoadas intensas que também poderão gerar transtornos pontualmente. A tendência é que no leste de SC e praticamente todo o estado do PR (exceto sudoeste) o tempo terá o predomínio de sol e poucas condições para chuvas. 

Veja os mapas destaques para hoje:

Chuva

Temperatura Máxima

Umidade Mínima

Material exclusivo elaborado pela equipe Agrotempo.

 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.