CI

Formigas lutam contra doenças de plantas

Feromônios dos insetos tem propriedades antibióticas


Novas pesquisas da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, mostram que as formigas inibem pelo menos 14 doenças vegetais diferentes. Esses pequenos insetos secretam antibióticos de suas glândulas e também abrigam colônias de bactérias que secretam antibióticos nas pernas e no corpo. 

Provavelmente são essas substâncias que inibem várias doenças, e os pesquisadores agora esperam encontrar pesticidas biológicos que possam combater doenças resistentes nas plantas. As formigas vivem muito próximas no formigueiro e, portanto, estão muito expostas à propagação de infecções. Mas eles têm seus próprios medicamentos contra doenças. 

Por um lado, eles cuidam muito bem da higiene e, por outro, podem ser curados e tratados com antibióticos produzidos por eles mesmos. As formigas secretam antibióticos através das glândulas corporais e colônias bacterianas que crescem nas pernas e no corpo também podem secretá-las. 

Pesquisas anteriores mostraram que, quando as formigas vermelhas (Formica rufa) são levadas para uma plantação de maçãs, o aparecimento de duas doenças que afetam essa árvore é reduzido. Isso levou os pesquisadores a revisar a literatura científica a esse respeito, onde encontraram evidências de que as formigas podem inibir pelo menos 14 tipos diferentes de doenças de plantas. 

"Ainda não sabemos como as formigas curam as plantas", diz Joachim Offenberg, da Universidade de Aarhus, que liderou a pesquisa. “Mas sabemos que as formigas secretam feromônios por onde passam, nas plantas, para encontrar o caminho. E sabemos que alguns deles têm propriedades antibióticas. O efeito de cura nas doenças das plantas pode ser devido a esses feromônios”, conclui. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.