CI

Formigueiro sedia Abertura da Colheita da Oliveira do RS

Aconteceu na tarde desta sexta-feira (15/03), a 8ª Abertura Oficial da Colheita da Oliva do Rio Grande do Sul 2019


Aconteceu na tarde desta sexta-feira (15/03), a 8ª Abertura Oficial da Colheita da Oliva do Rio Grande do Sul 2019. A solenidade foi realizada na propriedade de Arno Werlang, que produz o azeite Olivais da Fonte, na Colônia da Aroeira, em Formigueiro, e contou com a presença de autoridades, como o governador em exercício, Ranolfo Vieira Júnior.

Um dos setores agrícolas mais promissores, o plantio de oliveiras e a produção de azeite extravirgem, se consolida no Estado. Formigueiro é um dos municípios gaúchos onde a olivicultura é praticada. Caçapava do Sul, Pinheiro Machado, Cachoeira do Sul, Canguçu, Dom Pedrito, Candiota, Jaguarão, Bagé, Encruzilhada do Sul e Santana do Livramento são algumas das cidades que se destacam na atividade.

A expectativa para a colheita de 2019 é muito boa. Segundo dados da SeapDR e do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva), a produção de azeite este ano poderá chegar a 160 mil litros, sendo a maior já obtida no país. Em 2018 o número chegou a 150 mil litros de óleo, 42% a mais que em 2017.

Para o secretário Covatti Filho, o avanço da olivicultura gaúcha gera empregos e renda, e a produção de azeites de alta qualidade também visa, a longo prazo, diminuir o grande volume de importados, deixando estas divisas no Brasil.

O Rio Grande do Sul é hoje o maior produtor do Brasil. Possui 3.464 hectares de plantações de azeitonas. Conforme o Cadastro Olivícola do RS ? 2017 ?, realizado pela Câmara Setorial das Oliveiras, da SeAPdr, o Estado conta com 145 produtores rurais, em 56 municípios, sendo oito indústrias e 20 marcas de azeite.

A Serra do Sudeste é a região gaúcha que apresenta a maior área plantada, com 1.778 hectares. A produção se estende por outras regiões do Estado, como Campanha/Fronteira Oeste, com 599,7 ha; Depressão Central, com 453 ha; Região Metropolitana/Costa Doce, com 422,4 ha; Serra Nordeste, com 146 ha; e Norte/Missões/Planalto, com 65 ha. Os municípios com maior plantio declarado no RS são Canguçu, Encruzilhada do Sul, Pinheiro Machado, Cachoeira do Sul, Santana do Livramento, Bagé, Barra do Ribeiro e Caçapava do Sul, onde iniciou a plantação no Estado, em 2003. Além do Rio Grande do Sul, o cultivo de oliveira é registrado na região Sudeste do país.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.