CI

Fortalecimento da qualificação do produtor suinícola


Com participação intensa no evento, entidade suinícola catarinense vai divulgar parceria com o Senar, que resultou em cursos aos suinocultores. A ACCS ainda deve destacar a importância da prática das compras coletivas entre os produtores durante a AveSui


Transformar o pequeno suinocultor catarinense em um empresário rural. Esse é um dos objetivos da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), que participa entre os dias 14 e 16 de maio da Avesui 2013, do evento mais importante das cadeias produtivas de aves e suínos da América Latina, realizado este ano no Centro de Convenções (Centrosul), em Florianópolis. Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a ACCS pretende qualificar cerca de 2.500 produtores de Santa Catarina em 2013.

No estande da ACCS, os participantes da feira terão oportunidade de conhecer e se inscrever no curso de Gestão de Propriedades Rurais, baseado no conceito 5S, oferecido em várias regiões do Estado. Até o final do ano, a previsão é ministrar 118 cursos, que são gratuitos e têm duração de 8 horas.

A associação pretende mostrar porque a melhoria das práticas de gestão é o caminho certo para incrementar os resultados do negócio e reverter o cenário de crise no setor em Santa Catarina, que é responsável por 25% da produção nacional. “O pequeno produtor não tem mão de obra disponível. Ele é ao mesmo tempo o vendedor, o comprador, o roçador. É preciso saber administrar tudo isso”, afirma o o presidente da associação, Losivanio Luiz de Lorenzi.


Outro desafio, segundo o dirigente, é quebrar o paradigma de uma herança da colonização europeia. “Antigamente, ganhava-se dinheiro com caminhão de porco, não tinha custo com ração, energia elétrica. Hoje não há mais viabilidade para a pequena escala. Tem que se pensar como empresa”, explica.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.