CI

Forte calor dos últimos meses prejudicou produção de frutas em SP

As frutas estão menores e tiveram que ser colhidas antes do previsto


 As frutas estão menores e tiveram que ser colhidas antes do previsto

O Estado de São Paulo é o maior produtor de frutas do país, mas a qualidade do produto está prejudica nesta ano por conta das condições climáticas do inverno e do início da primavera. A falta de chuvas e o forte calor adiantou o amadurecimento das frutas, que tiveram que ser colhidas antes da hora em muitas propriedades do interior paulista.

Na região de Paranapanema normalmente se colhe cerca de 15 toneladas por hectare de ameixa, mas nessa safra a produção não passa de 8 toneladas por hectare. Na cidade em setembro a chuva foi abaixo da média, o acumulado não passou de 59mm, quando deveria ter chovido cerca de 81mm. As temperaturas também estão altas, no último mês as máximas ficaram até 3°C acima do esperado. A média na cidade ficou em torno de 27°C.

Em abril e maio choveu quase quatro vezes a média para o período nesta região. Porém a partir de meados de julho o tempo ficou seco e a estiagem durou até os primeiros 20 dias de setembro. Nesse período do mês passado as temperaturas ficaram extremamente elevadas. “A média para a época de máximas em torno de 24°C e a região observou valores de 35°C, outras culturas como a pastagem não seria prejudicada, mas a fruta é muito sensível e acelerou o seu ciclo”, afirma o climatologista da Somar, Paulo Etchichury.

Mesmo com as frutas menores, os produtores garantem que a qualidade do produto não caiu, o sabor continua o mesmo e nessa safra não foram observados doenças nos pomares. Segundo os meteorologistas da Somar, o tempo continua bom para o andamento da colheita, pois agora o temor dos agricultores é que volte a chover e eles percam frutas no pé.

Até o final de semana são previstas apenas pancadas de chuva para o Vale do Paranapanema, que devem acontecer principalmente no fim do dia. Em Avaré-SP as máximas passam dos 30°C nos próximos dias e pode chegar até os 36°C no domingo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.