CI

Fórum CESB: Aumento de 35% de lotes com colheitas entre 80 e 110 sacas/ha

Maiores produtores da safra e suas técnicas serão revelados


Maiores produtores de soja da safra 2012/2013 e as suas técnicas serão revelados no Fórum Nacional de Máxima Produtividade do CESB, em 27 de junho, na cidade de Cascavel, no Paraná

O Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja safra 2012/2013, promovido pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB), segue conquistando resultados impressionantes no país. Até abril deste ano, houve um aumento de 35% no número de lotes inscritos no Desafio, que obtiveram produtividade entre 80 e 110 sacas por hectare, resultado muito superior à média brasileira de colheita do grão, ao redor de 50 sacas por hectare.


Dentro de cada categoria de produtividade, os aumentos são também muito significativos: na categoria 80 a 89,5 sacas por hectare, há um aumento de 25% no número de lotes de conseguiram alcançar essa produtividade. No intervalo de 90 a 99,5 sacas, o aumento foi de 80% e de 100 sacas para cima, o crescimento de lotes com essa produtividade foi de 67%. Nessa edição do Desfio, concorrem 1.198 lotes, de 15 estados, e mais de 300 municípios brasileiros.

“Esses resultados comprovam que, ano após ano, os produtores e técnicos que participam do Desafio se dedicam a encontrar novas tecnologias e técnicas para aumentar a produtividade da soja, colhendo muito mais grãos por hectare”, celebra Orlando Martins, Presidente do CESB. “A nossa meta é identificar essas práticas novas e altamente produtivas e disseminá-las para todos os produtores de soja do país”, explica.

O Desafio Nacional de Máxima Produtividade tem como objetivo estimular produtores e técnicos a utilizarem as melhores práticas de cultivo, as recomendações de pesquisas, as cultivares mais adequadas para cada região sempre estimulando a criatividade para contribuir com o aumento da produtividade, sustentabilidade e economia da sojicultora no Brasil. Neste ano, o Desafio passou a contemplar o reconhecimento aos Campeões Municipais e a premiação de um Campeão Nacional (soja irrigada) e de quatro Campeões Regionais, Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte/Nordeste (soja de sequeiro).


O produtor e o consultor técnico campeões de cada região são contemplados com uma viagem de sete dias para os EUA, onde terão a oportunidade de conhecer produtores de soja e centros avançados de tecnologia, proporcionando uma troca de experiências e técnicas entre os sojicultores.

Os municípios com cinco ou mais inscrições terão Campeões Municipais. Estes receberão um diploma individual de reconhecimento e a divulgação do resultado em jornais locais, revistas, veículos de cooperativas e sindicatos, informativos de entidades renomadas e no site do Comitê.

Atualmente, o CESB é composto por 16 Membros e oito entidades patrocinadoras: Syngenta, BASF, Pioneer, TMG, Monsanto, Sementes Adriana, Agrichem e Instituto Phytus.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.