CI

Fórum do Trigo debate mercado internacional e perspectivas para a próxima safra na Expodireto

O Fórum da Cultura do Trigo contará com uma programação voltada ao fortalecimento da cultura no estado


Foto: Pixabay

O Fórum da Cultura do Trigo, que ocorre nesta quarta-feira (09), a partir das 15h30min, na Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, contará com uma programação voltada ao fortalecimento da cultura no estado. Organizado pela Câmara Setorial do Trigo, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), com apoio da Cotrijal, o evento vai abordar temas como o custo econômico da cultura, a sua importância dentro de um sistema de desenvolvimento sustentável e a racionalização de recursos visando mitigar os efeitos da estiagem que assola o Rio Grande do Sul.

Em 2021, o aumento na área semeada no estado foi acima de 25%, de 930 mil hectares para 1.165 mil hectares, com uma produtividade de aproximadamente 3.000 kg/há. Foi a maior produção de trigo da história do Rio Grande do Sul, com cerca de 3,4 milhões de toneladas. O estado é atualmente o maior produtor nacional.

“O Fórum é uma oportunidade para debater os desafios da cultura. Temos uma demanda no Brasil da ordem de 11,5 milhões de toneladas e produzimos apenas 50% desta demanda. Será um espaço para o produtor conversar mais sobre tecnologia, controle de custos, manejo do solo, perspectivas de mercado,  e principalmente uma alternativa de renda para o produtor no inverno”, destaca Tarcísio Minetto, coordenador da Câmara Setorial do Trigo da Seapdr e economista da Fecoagro.

De acordo com Altair Hommerding, assessor técnico da Câmara Setorial do Trigo da Secretaria da Agricultura, “a alta cotação internacional do trigo acaba impactando nos preços internos, o que vai auxiliar o produtor na tomada de decisão referente ao plantio da próxima safra, que tende a se manter nos patamares atuais, pois o produtor tentará reduzir às perdas pela estiagem ocorrida na safra de verão e investirá em uma lavoura de inverno com racionalização de recursos, pois o custo de produção está elevado.

O evento será híbrido, presencial e online, transmitido pelo canal da Expodireto.

As palestras

O economista da Fecoagro, Tarcísio José Minetto, vai falar sobre os custos de produção do trigo, a racionalização de recursos e as oportunidades de mercado. Já Hamilton Guterres Jardim, Diretor da Farsul e Presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Culturas de Inverno do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), apresentará o programa Duas Safras desenvolvido pela entidade. O programa tem por objetivo incentivar o plantio de culturas de inverno no Estado e a sua contribuição no sistema de produção da propriedade rural. E Jorge Lemainski, chefe geral da Embrapa Trigo, abordará as soluções tecnológicas que visam mitigar os efeitos da estiagem com cereais de inverno, além de aspectos de mercado e liquidez.

Serviço

O que: Fórum da Cultura do Trigo

Quando: 09 de março

Horário: 15h30min

Onde: Auditório Central do Parque de Exposições da EXPODIRETO-COTRIJAL ou virtualmente na plataforma digital https://expodiretodigital.com.br 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.