Fórum Nacional do Trigo projeta clima favorável à safra gaúcha

Agronegócio

Fórum Nacional do Trigo projeta clima favorável à safra gaúcha

A partir de agosto, as precipitações devem voltar ao nível normal
Por: -Janice
1620 acessos
A projeção do Instituto Nacional de Meteorologia, apresentada na terça-feira (17-5), em Ijuí, durante VI Fórum Nacional do Trigo, indica, segundo o meteorologista Luiz Renato Lazinski, que as condições climáticas deste ano serão favoráveis à produção gaúcha do trigo. Chuvas irregulares, com níveis de precipitação abaixo da média, e ondas de frio mais intensas deverão ocorrer na Região Centro-Sul do país entre maio a julho, período de encaminhamento do plantio do grão.


Segundo Lazinski, a "excelente umidade do solo do Rio Grande do Sul deverá compensar a baixa frequência de chuvas nesse período”. A partir de agosto, as precipitações devem voltar ao nível normal e, a partir de setembro, a temperatura começará a subir com a chegada da primavera. É nesse período, no entanto, que poderão ocorrer problemas como excesso de chuva e, embora pouco provável, não está totalmente descartada a ocorrência de geada, o que seria prejudicial à finalização da colheita.


Mesmo não vendo maiores complicações para a safra gaúcha de trigo, Lazinski fez uma consideração. "Ninguém tem controle absoluto sobre o clima e as previsões não são cem por cento precisas", disse.

No cenário internacional, ao contrário, o clima não estará colaborando com a safra de grãos de um dos principais concorrentes brasileiros. Nos Estados Unidos, o excesso de chuva e frio não serão favoráveis à produção norte-americana.

Trigo no RS

Segundo a Emater/RS-Ascar, os melhores rendimentos da história do trigo no RS foram obtidos na safra 2010 (2.490 Kg/ha), quando o Estado colheu aproximadamente 1,9 milhões de toneladas. Os municípios com as maiores altitudes, como Vacaria e Lagoa Vermelha, possuem os melhores índices gaúchos de produtividade.


Na Região de Ijuí, o trigo foi cultivado em 213 mil hectares e a produtividade média foi de aproximadamente 42 sacas/ha. A produção total da região na safra 2010, foi de 536.760 toneladas. A Emater/RS-Ascar deverá lançar, nos próximos dias, uma projeção oficial sobre a expectativa de plantio para 2011. Contudo, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima um aumento de 5% na área cultivada com trigo no Estado.


As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa Trigo.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink