CI

Fórum Permanente do Agronegócio chega a Uruguaiana

Evento acontece nos dias 22 e 23 de junho e terá seminários e dia de campo


O município de Uruguaiana (RS) sedia, nos dias 22 e 23 de junho, a 77ª Etapa do Fórum Permanente do Agronegócio, que tem como tema “Para onde irão os novilhos?”. O evento será dividido em seminário, que acontece na quarta-feira (22/06) no Salão de Eventos do Parque Agrícola e Pastoril do município, e dia de campo, que acontecerá na quinta-feira (23/06) com visita às fazendas São João e Granja Guará. O grande destaque desta edição fica por conta da presença de dois palestrantes vindos diretamente do Uruguai, do Instituto Nacional de Investigação Agropecuária (INIA Tacuarembó), que participarão do seminário.
 
Na quarta-feira (22/06), as atividades do Fórum Permanente estarão centralizadas em dois painéis que compõem o Seminário, à manhã e à tarde. O cadastramento inicia às 8h e a abertura oficial acontece às 8h30min. De acordo com Umberto Moraes, coordenador de Formação Profissional do SENAR-RS, a proposta do fórum é “levar ao conhecimento dos pecuaristas temas atuais da pecuária de corte e instigá-los a aumentar a produtividade e eficiência de seus rebanhos, para atendimento aos mercados em expansão”.  
 
Pela manhã, o professor José Fernando Piva Lobato abre o ciclo de palestras com o tema “Estoque bovino, produção e constituição da carne gaúcha”, às 9h. Na sequência, acontecem as apresentações “Planejamento forrageiro para recria e terminação”, com o dr. Danilo Sant’Anna, da Embrapa Pecuária Sul; e “Sistemas de cria no RS: Sistemas de produção de carne antes de tudo”, apresentada pelo professor uruguaio Juan Manuel Soares de Lima, do Instituto Nacional de Investigação Agropecuária (INIA Tacuarembó).   
 
O painel da tarde inicia com “Sistemas de intensificação de recria e engorde de bovinos no Uruguai: produção, qualidade do produto e resposta econômica”, com Fábio Montossi, também do INIA Tacuarembó, às 13h30min. Depois será a vez da dra. Elen Nalério, da Embrapa Pecuária Sul, falar da “Carne gaúcha: a qualidade que o consumidor quer comprar”. O encerramento do Seminário fica a cargo do economista do Sistema Farsul Antônio da Luz, que detalhará a “Análise e perspectiva para o mercado do boi gordo”, às 15h50min.  
 
As visitações do dia de campo iniciam às 8h30min da quinta-feira (23/06), com chegada na Fazenda São João. Por volta das 10h30min, o grupo de participantes do Fórum se desloca para a Granja Guará, para observar de perto o manejo e trabalho desenvolvido no local. O encerramento do evento está marcado para as 12h30min.
 
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.casaruralrs.com.br ou pelo telefone (51) 3221 6460. A 77ª Etapa do Fórum Permanente do Agronegócio é uma realização do SENAR-RS, com promoção da Farsul e Casa Rural e conta com o apoio da Associação e Sindicato Rural de Uruguaiana e Departamento de Zootecnia da UFRGS.
 
Programação

77ª Etapa do Fórum Permanente do Agronegócio – “Para onde irão os novilhos?”
Local: Salão de Eventos do Parque Agrícola e Pastoril de Uruguaiana (RS)

22/06 - Seminário

8h - Cadastramento
8h30min - Abertura oficial
9h – “Estoque bovino, produção e constituição da carne gaúcha” – Prof. José Fernando Lobato
10h20min – “Planejamento forrageiro para recria e terminação” – Dr. Danilo Sant’Anna
11h10min – “Sistemas de cria no RS: Sistemas de produção de carne antes de tudo” – Prof. Juan Manuel Soares de Lima
13h30min – “Sistemas de intensificação de recria e engorde de bovinos no Uruguai: produção, qualidade do produto e resposta econômica” – Prof. Fábio Montossi
14h20min – “Carne gaúcha: a qualidade que o consumidor quer comprar” – Dra. Elen Nalério
15h50min – “Análise e perspectiva para o mercado do boi gordo” – Antônio da Luz
17h – Encerramento

23/06 – Dia de Campo

8h30min – Fazenda São João
10h30min – Granja Guará
12h30min – Encerramento

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.