CI

Fórum terá intercâmbio entre brasileiros e espanhóis

Sebrae na Paraíba promove evento voltado para inovação e sustentabilidade na criação dos rebanhos


Sebrae na Paraíba promove de 10 a 12 de maio evento voltado para inovação e sustentabilidade na criação dos rebanhos

João Pessoa - Para promover o intercâmbio e a transferência de conhecimentos e tecnologia para empresários e produtores brasileiros, o Sebrae na Paraíba vai realizar o I Fórum de Cooperação Técnica Brasil-Espanha para Inovação e Sustentabilidade da Ovinocaprinocultura, em João Pessoa, de 10 a 12 de maio. O evento será no Centro de Educação Empreendedora do Sebrae, das 8h30 às 18h. Cerca de 150 pessoas, entre produtores e donos de frigoríficos, são aguardados no fórum.

O Nordeste é o maior produtor de ovinos e caprinos do Brasil. Seu rebanho é composto por aproximadamente 17,8 milhões de cabeças ou 57% do total nacional. A Espanha é um dos grandes produtores mundiais e referência na ovinocaprinocultura. Os 16 milhões de animais do rebanho espanhol são identificados eletronicamente (com chip), o que permite sua rastreabilidade e Indicação Geográfica, além de melhor controle zootécnico e a seleção de animais superiores.

”Nosso objetivo é discutir espaços e projetos de cooperação entre os dois países nesse setor”, informa Antônio Felinto Neto, gerente de agronegócios do Sebrae na Paraíba. O Sebrae Nacional apoia cerca de 6 mil produtores de ovinos e caprinos no Nordeste desde 2008 por meio do Projeto Aprisco.
Queijos e carnes

Quinze técnicos e representantes do Ministério do Meio Ambiente e Meio Rural e Marinho da Espanha, Centro de Investigação e Tecnologia de Agroalimentação de Aragón, Centro Internacional de Altos Estudos Agronômicos do Mediterrâneo, Universidade de Extremadura, associações e federações de ovinocaprinocultores de diferentes regiões espanholas vão participar do fórum. Alguns deles já visitaram empreendimentos e fazendas produtoras de ovinos e caprinos no Nordeste.

Mestres queijeiros espanhóis e profissionais especializados em cortes especiais de carnes e no sistema de identificação eletrônica e rastreabilidade de animais vão apresentar e debater seus conhecimentos com os participantes do fórum. A presença deles no evento é a que mais desperta interesse entre os brasileiros, segundo Felinto.

Serviço

Evento: I Fórum de Cooperação Técnica Brasil-Espanha para Inovação e Sustentabilidade da Ovinocaprinocultura
Período: 10 a 12 de maio
Horário: 8h30 às 18h00
Local: Centro de Educação Empreendedora do Sebrae na Paraíba, em João Pessoa

As informações são da assessoria de imprensa do Sebrae.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.