CI

Forum vai detalhar andamento da retirada da vacina contra aftosa no RS

Expectativa é abrir novos mercados de exportação para a carne gaúcha


Foto: Divulgação

O Fórum Estadual de Vigilância contra a Febre Aftosa, que será realizado on line no dia 3 de dezembro, vai apresentar as medidas que estão sendo executadas para o reconhecimento internacional do Estado como zona livre da doença sem vacinação e as perspectivas de mercado para o setor produtivo da carne. O fórum poderá ser acompanhado ao vivo em transmissão pelo You Tube (youtube.com/c/AgriculturaGOVRS), às 14h.

O evento é organizado pelo Programa Estadual de Febre Aftosa da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), em conjunto com o Ministério da Agricultura (Mapa) e o Grupo Gestor Estadual do Plano estratégico do PNEFA 2017-2026.

De acordo com a fiscal estadual agropecuário do Programa de Febre Aftosa, Grazziane Rigon, o fórum faz parte das atividades de implementação do Plano Estratégico para a evolução do status sanitário de febre aftosa no Estado, cujas diretrizes foram estabelecidas pela União.

“Isso já permitiu a retirada da vacinação do rebanho bovídeo gaúcho e o reconhecimento nacional do novo status sanitário e tem como principais pilares o fortalecimento do Serviço Veterinário Oficial, o aumento da vigilância epidemiológica contra a febre aftosa e a aproximação com o setor privado”, explica Grazziane.

Conforme a médica veterinária, manter as atividades previstas no plano é um compromisso para a conquista do status internacional junto à Organização Internacional de Saúde Animal (OIE). A organização define se aprova ou não o novo status sanitário do Rio Grande do Sul no encontro previsto para maio de 2021.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.