CI

França divulga programa para agricultura sustentável

O projeto busca prevenção, melhor aproveitamento da agroecologia e repensar as cadeias de valor


A França divulgou seu programa prioritário de pesquisa de 30 milhões de euros para continuar seu movimento em direção à redução do uso de pesticidas. Chamado de 'Cultiver et Protéger Autrement', ou cultivando e protegendo diferentemente, em tradução literal, o programa se concentrará no uso de medidas de agroecologia, biocontrole e prevenção para proporcionar uma agricultura sustentável e de alto desempenho. 

O governo informou que o pensamento por trás do programa é baseado em três princípios, que são a prevenção (profilaxia), melhor aproveitamento da agroecologia e repensar as cadeias de valor. No relatório resumido do programa, revelado na Feira Agrícola Internacional de Paris, em fevereiro, os autores observam que a proteção de cultivos, como praticada atualmente na França e no mundo, depende fortemente de abordagens curativas, usando produtos eficazes de proteção de cultivos. 

O relatório observa que um dos princípios básicos da agroecologia é buscar maior biodiversidade funcional para melhorar a regulação biológica e os serviços ecossistêmicos. Esse aumento, acrescenta, deve ser considerado em diferentes escalas espaciais e em diferentes escalas de tempo. A agroecologia, diz, torna possível não simplesmente procurar alternativas aos pesticidas, mas empregar alavancas que aumentam a regulação biológica e limitam a presença de pragas. 

O programa identificou dois cursos de ação: apela a projetos sobre vários temas e em diferentes ondas, focados nas "frentes da ciência" e ferramentas de estruturação, e eventos para a comunidade científica e setor agrícola. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.