CI

França estende subsídio do diesel por mais seis meses

O programa, criado para vigorar no segundo semestre do ano passado, foi estendido em razão da recente alta das cotações


O ministro das Finanças da França, Thierry Breton, disse que o governo vai estender por mais seis meses, até o final de junho, os subsídios de combustível introduzidos no ano passado para limitar o impacto dos preços recordes do petróleo sobre as propriedades agrícolas. Por meio dos subsídios, os produtores rurais têm parte de seus gastos com diesel em tratores e colheitadeiras reembolsados pelo governo. Os gastos com gás natural - para aquecimento das estufas - também estão no pacote.

O programa, criado para vigorar no segundo semestre do ano passado, foi estendido em razão da recente alta das cotações do petróleo.Os preços do petróleo dispararam 65% nos últimos 12 meses e prejudicaram os rendimentos dos produtores rurais, levando seu lobby, a Federação Nacional dos Sindicatos de Produtores Rurais, a pressionar o primeiro-ministro, Jean-Pierre Raffarin, a prorrogar a ajuda governamental.

Na semana passada, a União Européia reduziu pela metade o subsídio máximo concedido aos exportadores de trigo. Os traders receberam € 3,9 a tonelada, antes os € 8,94 apurados no início do mês de março, informou a UE em seu website. O bloco econômico é responsável por 13% do comércio mundial de trigo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.