Frango: em 2011, um custo de produção até 51% maior que no ano anterior
CI
Agronegócio

Frango: em 2011, um custo de produção até 51% maior que no ano anterior

Considerados os 11 primeiros meses de 2011, o custo de produção do frango ficou 23,5% mais caro
Por:
Uma vez que falando ninguém acredita, vai abaixo a evolução do custo de produção do frango tomado de planilha elaborada por instituição insuspeita, a Embrapa Suínos e Aves (Concórdia, SC).

O gráfico toma como referência os 12 meses de 2010 e os 11 primeiros meses de 2011 (o custo de dezembro ainda não está disponível). E considera a evolução do custo no Paraná, estado que, provavelmente, tem um dos menores custos de produção do País, porquanto é grande produtor de milho.


Mesmo isso, porém, não livrou o avicultor paranaense de um custo que, em março de 2011, foi 51% superior ao registrado um ano antes, em março de 2010.

É verdade que em novembro passado esse índice reduziu-se substancialmente, já que ficou apenas 1,5% acima do registrado em novembro de 2010. A diferença, no entanto, é que o custo de novembro de 2010 já havia sido 40% superior ao de março do mesmo ano.


Considerados os 11 primeiros meses de 2011, o custo de produção do frango ficou 23,5% mais caro. Em relação, apenas, ao primeiro semestre de 2010 foi 40% maior.

Em tempo: o custo adotado refere-se ao galpão com climatização positiva. No aviário com climatização negativa ele é, em média, 1,7% inferior. E no aviário convencional foi, também em média, 1,8% superior.




Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.