CI

Frango: em dois anos e meio custo aumenta 42%; preço, só 17%

Em 11 dos últimos 12 meses, o preço do frango vivo evoluiu negativamente em relação ao custo


Que nos perdoe o pessoal da Embrapa Suínos e Aves. Mas divulgar notícia, como foi feito ontem, afirmando apenas e tão somente que o “ custo de produção do frango recuou 0,42% em junho ” é o mesmo que nocautear a atividade. Pois os idiotas de plantão (e sempre os há) terão concluído que o setor não enfrenta dificuldades, dispensa qualquer ajuda oficial... pois o custo de produção caiu.


Não que a afirmação do órgão esteja errada. Mas focar toda a informação em uma variação mensal mínima e ignorar o que seria a informação principal – o que vem se acumulando mês a mês, no ano, em 12 meses ou em 30 meses – é, nos parece, equivocado. Ou seja: o custo recuou, sim, 0,4%. Mas foi em relação ao mês anterior, maio/12. Mas este já estava cerca de 10% acima do custo de maio de 2011.

Em outras palavras, as informações principais são as de que, em relação a idêntico mês do ano passado, em junho de 2012 o custo do frango aumentou 10,8%, enquanto no ano (base: dezembro de 2011) o incremento supera os 16%. E o mais lamentável, neste caso, é constatar que o frango vivo não consegue acompanhar nem de longe esses incrementos de custo.


Porém, o mais significativo nessa evolução é que em trinta meses (isto é, em relação a janeiro de 2010), o custo de produção do frango registra variação de 42,18%, enquanto o preço recebido pelo produtor evoluiu pouco mais de 17%.

Para finalizar, registre-se que em 11 dos últimos 12 meses, o preço do frango vivo evoluiu negativamente em relação ao custo - a única exceção ocorreu em dezembro de 2011. Mas isto não mitiga os prejuízos acumulados nesse lapso de tempo.



Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.