Frango, ovo, milho e inflação em fevereiro de 2019

Pecuária

Frango, ovo, milho e inflação em fevereiro de 2019

Como há tempos não ocorria, a tabela abaixo, à direita, está toda em azul
Por:
191 acessos

Como há tempos não ocorria, a tabela abaixo, à direita, está toda em azul. Ou seja: em fevereiro passado não houve resultados negativos, inclusive entre frango vivo e ovos – um mal que já se tornava crônico. Ainda assim, não há o que festejar. Os 5% ou os 19% de ganho do frango vivo só ocorrem porque as bases de cálculo (o mês anterior e o mesmo mês do ano passado) foram baixas. E, na vigência do real, registrou evolução de preço inferior a 400%, enquanto a inflação medida pelo IGP-DI voltou a superar os 600%.

Como sempre, o ovo permaneceu em inferioridade. Em 12 meses, seu preço evoluiu apenas 1%. E,na vigência do real, apresentou evolução de preço (+274%) equivalente a menos da metade dos 606% de IGP-DI. Por fim, os mais de 50% de evolução mensal são irrelevantes – porque, em essência, baseiam-se naquele que foi o menor preço do produto nos últimos quatro anos.

Para completar, o principal fator de custo do ovo e do frango continua tendo evolução de preços à frente dos dois produtos. Em um mês, quase 6% a mais e a maior cotação dos últimos seis meses. Em um ano, valor 18,5%. E, na vigência do real, variação de 470% - índice inferior ao da inflação, mas visivelmente superior ao do frango vivo e do ovo. 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink