CI

Frango: volume de novembro foi o terceiro maior da história das exportações

Ao alcançar, em novembro passado, a marca das 358.704 toneladas, as exportações brasileiras de carne de frango superaram ligeiramente as 354.337 toneladas de agosto passado


Ao alcançar, em novembro passado, a marca das 358.704 toneladas, as exportações brasileiras de carne de frango superaram ligeiramente as 354.337 toneladas de agosto passado, resultado que – frente ao comportamento da economia e, principalmente, do câmbio interno – já havia sido saudado como excelente para o corrente exercício.


Mas o volume exportado em novembro passado fica marcado não só como o maior do ano, mas também como o terceiro maior de toda a história das exportações brasileiras. Assim, se encontra aquém, apenas, das 360,5 mil toneladas alcançadas em julho de 2010 e das 361,4 mil toneladas de maio de 2008 – que permanecem como recorde imbatível.

Ressalve-se, porém, que o “insuperável recorde” de maio de 2008 foi motivo de contestações. Pois, correspondeu a um aumento expressivo (quase 35% de acréscimo) em relação ao mês anterior que, por sua vez, havia registrado redução também das mais expressivas – distorções atribuídas na ocasião a “contabilizações atrasadas”. E se isso for verdadeiro, o resultado de novembro passado pode ter sido o segundo melhor da história das exportações.


Resta saber, agora, se o volume alcançado tem sustentabilidade no decorrer do tempo. Afinal, ele corresponde a embarques anuais da ordem de 4,3 milhões de toneladas, bem mais que os 3,9 milhões de toneladas que estarão sendo registrados em 2011.



Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.