CI

Frango: volume exportado cresce, mas ainda é negativo

As exportações de carne de frango de outubro continuaram insuficientes para reverter o resultado negativo do ano


Embora tenham apresentado incremento anual no volume de, praticamente, 16,5% - o maior índice mensal de aumento registrado nos últimos 12 meses – as exportações globais de carne de frango de outubro continuaram insuficientes para reverter o resultado negativo observado no acumulado do ano. Ou seja: o total embarcado entre janeiro e outubro permanece 0,77% abaixo do registrado em idêntico período de 2016. 

Isso não ocorreu nas exportações do produto in natura: em 10 meses, os embarques de cortes e frango inteiro ultrapassaram os 3,353 milhões de toneladas e, com isso, ficaram quase meio por cento acima dos pouco mais de 3,341 milhões de toneladas do mesmo período de 2016.

Já quando se computam, também, os industrializados de frango e a carne de frango salgada, o total embarcado no ano sobe para 3,602 milhões de toneladas. Mas esse volume ainda permanece ligeiramente aquém dos 3,630 milhões de toneladas do ano passado.

Mais significativo, porém, é o índice de redução observado nos últimos 12 meses: 2,77% a menos que o embarcado entre novembro de 2015 e outubro de 2016. O que solicita embarques médios mensais de pouco mais de 353 mil toneladas no bimestre novembro-dezembro para que os resultados deste ano se igualem aos de 2016. Tais desempenhos foram superados no final de 2015, mas não se repetiram um ano depois. 

Felizmente, porém, os quatro itens exportados vêm registrando, na média geral, incremento de preço em relação a idêntico período do ano passado. Como resultado, a receita cambial acumulada, já próxima dos US$6,075 bilhões, se encontra 7% acima da alcançada nos 10 primeiros meses de 2016.

Mas esse é, apenas, o melhor resultado dos últimos três anos. Pois o valor acumulado permanece aquém do alcançado em 2013 e 2014.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.