CI

Frango abatido encerra o mês valendo menos que há dois anos

Neste ano prevalecia a expectativa de valorização



Sem ter apresentado qualquer valorização na primeira quinzena do mês (período decisivo do Campeonato Mundial de Futebol), o frango abatido vai chegando ao final de julho com, praticamente, o mesmo valor nominal de julho de 2012. Como, nesses dois anos, a variação acumulada pela inflação ficou em, pelo menos, 13%, o valor real atual do produto é significativamente inferior ao de dois anos atrás.

Em 2012 e 2013, no mês de julho, o preço do frango abatido teve o comportamento habitual de toda primeira quinzena de mês. Ou seja, valorizou-se de forma mais acentuada no período de pagamento dos salários (primeiros dias do mês), entrando a seguir em relativa estabilização. Na segunda quinzena, como é praxe, despencou.

Neste ano, ainda mais com a Copa, também prevalecia a expectativa de valorização, senão na quinzena inicial do mês, ao menos nos 10-12 primeiros dias de negócios. Mas o que ocorreu foi o inverso, uma desvalorização. Com queda quase que inédita em relação à segunda quinzena do mês anterior.

Para exemplificar e comparar, em 2013 o frango abatido obteve na primeira quinzena de julho uma remuneração média 7% superior à alcançada nos quinze dias anteriores, segunda quinzena de junho. Neste ano, com Copa e tudo, enfrentou desvalorização de quase 3%.

E mesmo que nestes dois últimos dias de julho mantenha o preço alcançado ontem, vai percorrer os primeiros dias de agosto valendo menos que há dois anos. Até nominalmente.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.