Frango brasileiro já está em 125 países

Agronegócio

Frango brasileiro já está em 125 países

Amanhã, na inauguração da nova unidade da C.Vale em Palotina, são esperados 15 mil convidados
Por:
1 acessos

O mundo do frango está em festa. Amanhã, na inauguração da nova unidade da C.Vale em Palotina, são esperados 15 mil convidados. Entre eles, alguns ilustres, como o presidente em exercício José Alencar e o ministro da Agricultura Roberto Rodrigues. Essa pequena multidão, que corresponde a 60% da população da cidade, será recebida em uma tenda com cadeiras para todos e até ar-condicionado.

Por trás da festa está a invasão em mercados de mais de 125 países feita pelos frangos brasileiros. “A C.Vale não é um caso isolado. Todo o mercado cresceu”, diz o presidente da Associação dos Abatedouros e Produtores de Avícolas do Paraná (Avipar), Domingos Martins. As vantagens do país são a produção de grãos que compõem a ração, o custo baixo da mão-de-obra e a qualidade do frango.

Neste último quesito entra a saúde das aves. Após surtos de gripe do frango em países asiáticos, importadores de todas as partes do mundo aumentaram os pedidos no Brasil. O efeito é sentido até hoje. As exportações do Paraná saltaram de US$ 336 milhões em 2002 para US$ 683 milhões em 2004 e tendem a crescer em 2005. Hoje o estado disputa com Santa Catarina o status de maior vendedor de frangos para outros países. (GO)


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink