CI

Frango brasileiro já está em 125 países

Amanhã, na inauguração da nova unidade da C.Vale em Palotina, são esperados 15 mil convidados


O mundo do frango está em festa. Amanhã, na inauguração da nova unidade da C.Vale em Palotina, são esperados 15 mil convidados. Entre eles, alguns ilustres, como o presidente em exercício José Alencar e o ministro da Agricultura Roberto Rodrigues. Essa pequena multidão, que corresponde a 60% da população da cidade, será recebida em uma tenda com cadeiras para todos e até ar-condicionado.

Por trás da festa está a invasão em mercados de mais de 125 países feita pelos frangos brasileiros. “A C.Vale não é um caso isolado. Todo o mercado cresceu”, diz o presidente da Associação dos Abatedouros e Produtores de Avícolas do Paraná (Avipar), Domingos Martins. As vantagens do país são a produção de grãos que compõem a ração, o custo baixo da mão-de-obra e a qualidade do frango.

Neste último quesito entra a saúde das aves. Após surtos de gripe do frango em países asiáticos, importadores de todas as partes do mundo aumentaram os pedidos no Brasil. O efeito é sentido até hoje. As exportações do Paraná saltaram de US$ 336 milhões em 2002 para US$ 683 milhões em 2004 e tendem a crescer em 2005. Hoje o estado disputa com Santa Catarina o status de maior vendedor de frangos para outros países. (GO)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.