CI

Frango inteiro garante aumento da receita cambial do setor no trimestre

Mesmo com quedas no volume exportado, ocorre a valorização na carne


Em decorrência de quedas de 13,69% e 14,47% nos embarques de cortes e de industrializados, o volume total de carne de frango exportado no primeiro trimestre de 2012 foi quase 7,5% menor que o de idêntico trimestre do ano passado, além de recuar outros 9,4% em relação ao trimestre anterior, o quarto de 2012.


Mesmo assim, a receita cambial do período registrou aumento anual de 2,2% - a despeito de cortes, industrializados e carne de frango salgada terem apresentado resultados negativos. E isso só ocorreu porque, combinado a um aumento de 2,24% no volume exportado, a tonelada do frango inteiro experimentou, no trimestre, valorização anual de 18,53%.

Considerado, especificamente, o valor alcançado no mês de março – US$2.095,55/t, o melhor resultado do produto em todos os tempos – a valorização do frango inteiro em relação a março de 2009 (ocasião em que as exportações enfrentavam profunda recessão, em decorrência da crise econômica mundial) chega a 80%, contra 63% dos cortes, 38% da carne salgada e apenas 8% dos industrializados. Estes, aliás, até hoje não conseguiram alcançar o preço recorde alcançado no período pré-crise – US$3.486,57/t em setembro de 2008.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.