Frango vivo registra a primeira alta de 2008

Agronegócio

Frango vivo registra a primeira alta de 2008

O produto teve ajuste de cinco centavos, o frango que está sendo processado hoje no interior paulista foi comercializado por R$1,25/kg
Por:
219 acessos
Próximo de completarem-se os 100 primeiros dias de 2008 e 135 dias depois de obter seu último reajuste, o frango vivo experimenta – finalmente! – valorização na sua cotação, a primeira deste ano. No último sábado, 5 de abril, o produto teve ajuste de cinco centavos, o que significa dizer que o frango que está sendo processado hoje no interior paulista foi comercializado por R$1,25/kg.

O ajuste, conforme a Jox Assessoria Agropecuária, foi desencadeado pela pressão dos avicultores, que há meses vêm acumulando prejuízos. Está claro, porém, que o esforço dos vendedores foi favorecido por tênues mudanças que vêm sendo observadas no mercado já há alguns dias e que coincidem com o melhor momento de vendas do mês (pagamento dos salários, para muitos, neste mês, reajustado).

Aliás, o aumento ocorrido no último sábado no preço do frango poderia ter ocorrido com pelo menos uma semana de antecedência, não fosse o fato de duas grandes integrações terem despejado no mercado grande quantidade de aves vivas a preços totalmente aviltados – uma operação desastrosa para todo o setor e para as próprias autoras, já que ações do gênero desvalorizam todo o mercado do frango, não apenas a ave viva.

Para executivos e analistas do setor, o movimento de recuperação desencadeado no sábado pode ter continuidade nestes próximos dias. Mas – adiantam – sem perspectivas, por ora, de se cobrirem os custos de produção. E isso significa dizer que, ao menos para aqueles que dependem exclusivamente do frango vivo, produção e venda continuarão sendo onerosas.

A despeito do ajuste, a atual cotação permanece 16% abaixo daquela alcançada há um ano. E ainda que a marcha atual seja inversa à observada em abril de 2007 (redução de mais de 25% em pouco mais de uma semana), é praticamente impossível o frango vivo alcançar o preço médio de um ano atrás.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink