CI

Frente avança e leva chuvas para o centro do país

Influência da frente fria eleva as condições de chuvas


Foto: Arquivo

A sexta-feira (11/03) será marcada pelo avanço de uma frente fria que atua no Sul do país. No decorrer do dia, por conta deste sistema, as instabilidades poderão ser reforçadas sobre o Centro-Oeste e também sobre o Sudeste.

O destaque fica para as condições de tempo adverso na região sul, com potencial para tempestades acompanhadas de muitos raios, vendavais e até mesmo queda de granizo isolado. 

No extremo norte do território nacional, os volumes também serão expressivos, devido à maior influência da Zona de Convergência Intertropical. 

Outro ponto que vale mencionar, é que ao longo do dia uma massa de ar polar avança pelo sul do país, indicando um declínio gradativo das temperaturas. 

Saiba como fica o tempo em cada região: 

Confira a plataforma completa de mapas aqui.

Saiba  a previsão para a sua cidade aqui.

Região Norte

O padrão das temperaturas, umidade e instabilidades de altitude na região garantem as condições para chuvas em praticamente todos os estados. A tendência indica que entre o norte e leste do AM, RR, oeste do PA e TO as chuvas ficam mais irrgulares. Sobre o leste do PA os volumes poderão ser expressivos, com pontuais acima dos 40 mm no decorrer do dia. Nas demais regiões há condições para pancadas de chuvas com volumes entre 10 e 20 mm.

Região Nordeste

A maior influência da Zona de Convergência Intertropical pelo norte da região, mantém as condições para chuvas fortes. Os volumes poderão ser elevados desde o norte do MA até o CE, com pontuais registrando até 70 mm no decorrer do dia. As chuvas serão volumosas até mesmo no sul do CE, podendo atingir os 30 mm neste período. Também, no oeste da BA, com a maior presença de umidade, as chuvas voltam a cair gradativamente. Por enquanto, os volumes ainda serão baixos na região e de forma bastante esparsa. 

Região Centro-Oeste

O posicionamento das instabilidades de altitude e a influência da frente fria nos ventos, promovem mais condições para a formação de nuvens carregadas sobre a região. As chuvas terão uma melhor distribuição sobre o MT e MS. Inclusive, há condições para chuvas volumosas no sul do MS, onde os acumulados podem chegar aos 40 mm pontualmente. Sobre o estado do GO e DF, as instabilidades serão mais abrangentes do que nos dias anteriores, mas ainda num padrão irregular.  

Região Sudeste

A aproximação de uma frente fria, vai causar um aumento nas instabilidades sobre a região. Até mesmo em áreas em que o tempo seco estava predominando, vai ter mais condições de chuvas, como é o caso de MG, norte de SP e sul do RJ. As instabilidades poderão ser localmente fortes sobre o sul do estado de SP, e promover acumulados acima dos 30 mm pontualmente. Apesar das maiores condições de chuvas, nas demais regiões, o padrão ainda será bastante irregular.

Região Sul

A frente fria ainda provocará muitas instabilidades na região e que poderão ser fortes em alguns momentos. Os maiores volumes estão previstos para o PR e leste de SC, essas chuvas podem superar a marca dos 50 mm pontualmente na grande região de Maringá e também Foz do Iguaçu. A tendência é de uma massa de ar mais frio associada a uma região de alta pressão vai diminuir as condições de chuva sobre o sul do RS, mas podem trazer um alívio para as temperaturas. 

Veja os mapas destaques para hoje:

Chuva

Temperatura Máxima

Umidade Mínima

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.