CI

FRENTE FRIA: quando a temperatura vai baixar?

A quinta-feira (27/01) será marcada pelo avanço da frente fria


Foto: Marcel Oliveira

A quinta-feira (27/01) será marcada pelo avanço da frente fria sobre o sul do país. As chuvas provocadas por esta frente fria, poderá auxiliar na recuperação hídrica de algumas regiões no centro-sul do país. Porém, este cenário terá que persistir e só será válido para a implementação da segunda safra de verão.

Com o avanço da frente fria, uma massa de ar frio também começa a adentrar o país pelo o extremo sul, diminuindo gradativamente as temperaturas ao longo dos próximos dias. Outro destaque, fica em relação aos volumes na região sul, as projeções indicam que pontualmente as chuvas podem superar os 80 mm nesta quinta.  

A atuação deste sistema frontal, também influencia o padrão dos ventos em boa parte do país também. Assim, a tendência indica que as chuvas fiquem bem distribuídas sobre grande parte da parcela central e norte do território nacional, mantendo as excelentes condições para o desenvolvimento das culturas. Apesar de alguns pontuais de excesso de chuvas sobre algumas áreas do MATOPIBA.

Saiba como fica o tempo em cada região: 

Confira a plataforma completa de mapas aqui.
Saiba  a previsão para a sua cidade aqui. 

Região Norte
As chuvas continuam bem abrangentes sobre a região norte, graças ao forte calor e grande quantidade de umidade disponível. Contudo, há uma tendência de chuvas mais irregulares na metade oeste da região norte, diminuindo as condições de chuvas sobre o AC, RO e extremo oeste do AM. Porém, pontualmente as chuvas poderão ser intensas sobre o leste do AM e de forma esparsa sobre o PA. Sobre o estado do TO, a expectativa também indica chuvas bem distribuídas, mas com volumes abaixo dos 30 mm. 
 
Região Nordeste
As instabilidades de altitude e a maior quantidade de umidade na região, contribui para a boa distribuição das chuvas. Além disso, a aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) fornece ainda mais condições para chuvas na metade norte do nordeste brasileiro. Apenas na metade leste da BA, SE e AL terão uma menor probabilidade de chuvas abrangentes. Os maiores volumes ficam concentrados ao norte do MA e pontualmente poderá ocorrer sobre o oeste da PB, superando a marca dos 30 mm. 

Região Centro-Oeste
A atuação da frente fria sobre o sul do estado e o corredor de umidade passando pela região, contribuem para as chuvas em praticamente todas as áreas do centro-oeste. Podemos esperar um dia com a presença de temporais ao sul do MS e com a possibilidade de volumes expressivos, na média das projeções os valores superam os 40 mm pontualmente. Sobre MT e GO, a tendência é de que as chuvas ocorram de maneira bem distribuída e com volumes variando entre 5 e 20 mm na maior parte das regiões. Apenas no oeste do MT, há uma menor tendência para chuvas. 

Região Sudeste
A mudança no padrão dos ventos e a consequente maior chegada de umidade na região, aumenta as condições para chuvas sobre o sudeste. Entretanto, ainda seguiremos com um padrão de chuvas irregulares, principalmente sobre MG, norte de SP, RJ e ES. As projeções indicam uma maior quantidade de chuva no sul do estado paulista, especialmente nas áreas mais próximas do PR e no Vale do Ribeira, onde os acumulados poderão se aproximar dos 30 mm pontualmente. 

Região Sul
A frente fria avança rapidamente sobre a região migrando as chuvas mais intensas para o centro da região sul. Desta maneira, são esperadas que as chuvas sejam volumosas sobre a grande região do Vale do Itajaí, gerando eventuais transtornos devido ao grande volume previsto, acima dos 70 mm. Outra área com potencial para chuvas intensas é sobre a faixa sul e leste do PR  com acumulados variando entre 30 e 50 mm. Contudo, ao mesmo tempo que as chuvas avançam, uma área de alta pressão se aproxima pelo sul do estado gaúcho, diminuindo as condições de chuvas. Porém, associada a esta alta pressão, há uma massa de ar polar que vai diminuir as temperaturas gradativamente nos proximos dias. 

Veja os mapas destaques para hoje:

Chuva

Temperatura Máxima

Umidade Mínima

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.