Chuva

Frente fria avança e provoca chuva em vários estados

Ao longo da semana as chuvas devem chegar aos estados de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Mato Grosso
Por:
910 acessos

Uma nova frente fria avança sobre o Rio Grande do Sul na terça-feira (17/10) e há previsão de chuva generalizada sobre grande parte da metade sul do estado ao longo do dia. Com isso, de acordo com as informações divulgadas pela Climatempo, todas as atividades de campo serão comprometidas, uma vez que os volumes de chuvas deverão ultrapassar os 50 mm até quinta-feira (19/10). Aos poucos esse sistema estará avançando pelo interior do Brasil e provoca chuva também sobre várias localidades dos estados de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Mato Grosso.

Plantio da soja

Porém, com exceção do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, os demais estados citados acima terão apenas pancadas de chuva isoladas. Como já choveu em algumas localidades do Mato Grosso nas últimas 12 horas, muitos produtores retomaram as atividades de plantio da soja, até porque, há previsão de mais chuva ao longo da semana e principalmente no sábado e domingo.  

Segundo a Climatempo, com a chuva do final de semana, todas as regiões produtoras do Sudeste e Centro-Oeste podem registrar chuva. Entretanto, vale ressaltar que para as áreas produtoras de Goiás, Minas Gerais e leste do Mato Grosso, bem como para a faixa noroeste de São Paulo, as chuvas boas mesmo só deverão ocorrer no final de semana e, principalmente no começo da semana que vem. Assim, ainda é arriscado o plantio da soja no pó sendo aconselhável apenas a partir desta quinta-feira, salvo para aquelas áreas que já receberam alguns bons volumes de chuvas nas últimas 12 horas.  

Clima nas lavouras de café e cana

Para a cafeicultura e para a cultura da cana de açúcar, o tempo seco e com temperaturas extremamente altas durante o dia tem elevado às taxas de evapotranspiração. O nível de umidade do solo tem caído drasticamente dia após dia. Há previsão do retorno das chuvas a todas as regiões produtoras do centro-sul nos próximos sete dias e a tendência é que as condições melhorem bem ao longo da semana.

 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink