CI

Frente fria pode provocar chuvas. Saiba onde

A frente fria associada ao ciclone que se formou durante a semana na região sul, avança para o Sudeste levando chuvas para os quatro estados da região


Foto: Pixabay

Neste final de semana o avanço de uma frente fria vai provocar chuvas sobre os estados do sudeste e influenciando também o tempo em partes da região nordeste do país, podendo provocar tempestades acompanhadas de granizo em alguns pontos. Sobre a região centro-oeste e norte, o padrão das chuvas seguem com características típicas de verão, na forma de pancadas isoladas e passageiras. Existe também a perspectiva do desenvolvimento de uma nova região de baixa pressão sobre os países vizinhos que poderá provocar temporais em partes da região sul.

Confira a plataforma de mapas aqui.

Sábado 27/11
A frente fria associada ao ciclone que se formou durante a semana na região sul, avança para o sudeste levando chuvas para os quatro estados da região. Durante a madrugada as chuvas ficam concentradas sobre o estado de SP, avançando pelo sul de MG no período da manhã, podendo ocasionar temporais localmente fortes com a presença de granizo até mesmo no RJ.

As instabilidade se organizam na parcela central do país, resultando em temporais isolados, especialmente no período da tarde, nos estados de GO, MT e TO. As chuvas também serão registradas no estado da BA, devido ao forte calor e umidade disponível no ar.

O tempo segue firme em boa parte da região centro-sul do país, desde o MS ao sul do RS, passando pelo oeste dos estados do PR e SC. Ja na metade leste da região sul, os ventos poderão ser intensos na costa do RS e também contribuem para o deslocamento da umidade do oceano para o litoral da região, podendo resultar em pancadas de chuvas rápidas e pontuais.

Sobre a região norte, as chuvas seguem em um padrão típico de verão, na forma de pancadas isoladas com potencial para serem localmente fortes.

Domingo 28/11
A frente fria continua avançando, porém de forma mais desorganizada e deslocada no oceano. Contudo, durante este avanço, algumas áreas de baixa pressão ao leste do estado da BA poderão ganhar intensidade, resultando em chuvas localmente fortes na forma de temporais acompanhados de raios, vendavais e eventual queda de granizo. Este comportamento também poderá ser registrado sobre o estado do ES e norte de MG. 

Por outro lado, o forte calor nos países vizinhos e o grande fluxo de umidade, carregado pelos Jatos de Baixos Níveis, poderá resultar no desenvolvimento de uma nova região de baixa pressão sobre o norte da Argentina e Paraguai. E isso gera influências no tempo em uma área que se estende desde o sudoeste do MS, até o oeste e sul do RS. Podendo ocasionar mais uma vez episódios de tempo adverso na região sul.

A tendência para domingo também indica a possibilidade de chuvas sobre o MT, estados da região norte e áreas produtoras do Matopiba. Entretanto, essas chuvas serão mais esparsas e passageiras. 

Chuvas de Sábado
http://207.228.252.38:4859/produtos/boletim/sabado.jpg

Chuvas de Domingo
http://207.228.252.38:4859/produtos/boletim/domingo.jpg


 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.