Frente fria provoca queda de granizo, ventania e chuva intensa
Frente fria continua avançando, temperaturas despencam
A madrugada desta quarta-feira (30/03) foi marcada por fortes temporais sobre o Rio Grande do Sul, devido a formação e avanço de uma frente fria. Houve o registro de queda de árvores em diversos municípios, granizo grande (maior que 4 cm) em Capão do Leão, rajadas de ventos com até 90 km/h em Cruz Alta e São Luiz Gonzaga e chuvas acima dos 70 mm em poucas horas de registro.
Entre a noite de ontem e o primeiro período da manhã desta quarta, a chuva já atingiu os 70 mm em Rosário do Sul, de acordo com as estações monitoradas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Consulta realizada às 8h36.
40.4 mm - CAÇAPAVA DO SUL (BR290)
40.4 mm - PINHAL GRANDE (CENTRO)
40.6 mm - VENÂNCIO AIRES (GOMES)
41.8 mm - PORTO ALEGRE
42.0 mm - ALEGRETE (CENTRO)
45.3 mm - PORTO ALEGRE (CENTRO)
45.6 mm - VIAMÃO (SANTA ISABEL)
45.6 mm - SÃO LUIZ GONZAGA
46.4 mm - SÃO BORJA (PASSO)
47.2 mm - SANTA MARIA (LORENZI)
47.2 mm - SANTA MARIA
48.8 mm - IVORÁ (CENTRO)
49.4 mm - CANDELÁRIA (FÁBRICA DE INJETADOS)
50.6 mm - SÃO VICENTE DO SUL
50.6 mm - SANTA MARIA (PATRONATO)
52.2 mm - SANTA MARIA (ARROIO CANDEIA)
55.8 mm - SANTA MARIA (CAMOBI)
59.2 mm - SANTA MARIA (PRESIDENTE JOÃO GOULART)
70.2 mm - ROSÁRIO DO SUL (PLANALTO)
A tendência é de que esta frente fria continue avançando pelo sul do país durante as próximas horas, chegando até o Paraná no período da tarde. À medida que o sistema avança, as chuvas também vão avançando e há potencial elevado de tempo adverso sobre o oeste de Santa Catarina e boa parte do planalto do estado.
A partir de hoje, as temperaturas também entram em declínio acentuado com o avanço da massa de ar polar, que atua no sul do continente, para o território nacional. As projeções indicam que o período da noite terá temperaturas mais baixas do que o amanhecer da quarta, sobretudo no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
O amanhecer de quinta (31/03) será gelado e com a possibilidade do registro de geadas pontuais no estado gaúcho e na serra catarinense.
Avanço do ar frio
O ar frio também avança pelo interior do continente, derrubando as temperaturas sobre o Paraguai, oeste do MS, sudoeste do MT e Bolívia. As previsões apontam para temperaturas abaixo dos 15°C no amanhecer de quinta-feira. E o ar frio causando um refresco nas temperaturas até o AC e RO no amanhecer de sexta-feira (01/04).
Porém a parcela mais central do território nacional, não terá uma queda tão significativa nas temperaturas. E nas áreas do oeste do Brasil, o sábado terá uma grande variação entre as temperaturas mínimas (amanhecer) do dia e as máximas (período da tarde.)