CI

Frente fria segue provocando chuvas

Saiba como fica o tempo na sua região


Foto: Pixabay

Nesta terça-feira (14/09) a presença de uma frente fria continua promovendo chuvas volumosas na região Sul. Estas chuvas serão acompanhadas de muitos raios, vendavais e queda de granizo. Sobre o centro-oeste as chuvas terão uma distribuição mais regular do que nos últimos dias, ao contrário do que será esperado para hoje na região Norte.

Para os próximos dias, a frente fria se deslocará lentamente pelo centro-sul do Brasil, entretanto, a presença de um ciclone à leste do Uruguai, o forte suporte de ar quente e úmido trazido pelos Jatos de Baixos Níveis, somados a outras instabilidades, influenciarão para a ocorrência de eventos extremos no RS, em SC, no PR e no sul de MS. Do litoral ao noroeste do RS, inclusive na capital, até o centro, nordeste e oeste de SC e do sul ao centro e oeste do PR e no extremo sul de MS as condições serão favoráveis para alguns eventos de severidade como granizo e vendavais, contudo, do oeste ao planalto norte de SC e do sul ao oeste do PR esses eventos poderão ocorrer em várias localidades. A chuva intensa em algumas localidades deverá atingir áreas do norte do RS ao PR e do sul de MS. Os eventos de acumulados de chuva superiores a 50 mm, e poderão ocorrer em várias localidades do norte do RS, do centro ao oeste de SC e do sudoeste do PR, sendo que do noroeste ao litoral norte do RS, demais áreas de SC e do leste ao oeste do PR esse tipo de evento poderá ocorrer de forma mais espalhada, ou seja, em algumas localidades. Do sul ao oeste de SP ao MS e do sul ao noroeste de MT e em grande parte da Região Norte, e do oeste ao litoral do MA e no litoral do PI ocorrerão pancadas de chuva isoladas, mas sem potencial para severidade extrema.

NOVIDADE: Confira a plataforma completa de mapas aqui.

Saiba como fica o tempo em cada região: 

Região Norte
As instabilidades sobre a região norte terão uma distribuição irregular e baixos volumes previstos, neste início de semana. As chuvas serão associadas ao forte calor e a alta disponibilidade e umidade no ar, típica da região. Os maiores volumes ocorrerão ao norte do AM e na divisa sul entre AM, onde essas chuvas poderão ser localmente fortes e intensas em um curto período de tempo. No entanto, as projeções não indicam altos volumes de chuvas, no acumulado diário. Sobre as demais áreas a condição terá o predomínio de Sol, com a possibilidade de pancadas isoladas, sendo que no estado do TO, AC, RO e  estas condições são pequenas.

Região Nordeste
Os ventos do quadrante leste favorecem o transporte da umidade do oceano para a costa leste do nordeste. Desta forma, há condições para pancadas de chuva a qualquer momento do dia, porém o comportamento esperado para essas chuvas é de que sejam rápidas, irregulares e passageiras. Os maiores volumes esperados ficam entre os estados de SE e AL, mas abaixo dos 10 mm. Ao norte do MA, também existe a possibilidade da formação de temporais isolados, estas chuvas podem ser localmente fortes, mas com baixos volumes previstos. No interior da região, o tempo segue firme e seco.  

Região Centro-Oeste
O destaque será novamente as altas temperaturas em todos os estados da região. Apesar disso, ao norte do MT, com a maior presença das chuvas, as temperaturas máximas serão abaixo dos 37°C ao passo que na metade leste e sul do estado do MT, MS e metade oeste do GO a previsão indica temperaturas próximas ou superiores aos 40°C em alguns pontos, e em conjunto com os baixos índices de umidade relativa do ar. , mas com pouca probabilidade. No entanto, a atuação de uma frente fria, contribui para as chuvas volumosas ao sul do MS com a possibilidade de fortes temporais, inclusive acompanhados de raios, vendavais e eventual queda de granizo, mas os volumes previstos são inferiores aos 20 mm.

Região Sudeste
A presença de uma área de alta pressão, nos níveis intermediários da atmosfera, cerca de 5 km de altitude, impede a formação de nuvens carregadas sobre a região sudeste. Além disso, ajuda a empurrar o ar mais seco, das partes mais altas, para a superfície. Com essas condições, o tempo terá o predomínio de sol em todos os estados, as temperaturas poderão atingir o patamar dos 40°C no oeste de SP e Triângulo Mineiro, e experimentar índices de umidade relativa do ar abaixo dos 15% nos horários mais críticos. A proximidade com uma frente fria, poderá provocar algumas instabilidades pontuais sobre o sul do estado de SP, mas com volumes baixos.

Região Sul
As instabilidades que atuaram ontem sobre a região, se configurou como uma frente fria e continuará atuando sobre a região. As projeções apontam para uma diminuição dos volumes de chuva ao sul do RS, mas ao norte do estado gaúcho e oeste e serra de SC têm condições para chuvas acima dos 70 mm e não está descartado alguma estação pontual registrando precipitação próxima dos 100 mm. Além dos altos volumes esperados, os índices de instabilidade apontam para altas condições para formação de temporais acompanhado de raios, vendavais e queda de granizo. No PR as chuvas terão uma boa distribuição, mesmo que os volumes não sejam tão elevados. E de maneira geral as temperaturas estarão amenas, sobretudo no RS e SC.

Veja os mapas destaques para hoje

Chuva:

Temperatura Máxima:

Temperatura Mínima:

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.