Frente Parlamentar trabalha para agricultor fracionar patrimônio de crédito

Crédito

Frente Parlamentar trabalha para agricultor fracionar patrimônio de crédito

Matéria está pronta para ser votada no plenário da Câmara
Por: -Aline Merladete
374 acessos

O relatório aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados de autoria do Deputado Federal Covatti Filho, permite que o proprietário rural dê apenas parte do imóvel como garantia na tomada do empréstimo, comprometendo apenas a área equivalente ao valor financiado. O objetivo é simplificar e ampliar o acesso ao crédito por parte do produtor rural, bem como criar alternativas ao sistema tradicional de financiamento das atividades desenvolvidas no campo. Atualmente, o proprietário do imóvel precisa dar toda a propriedade como garantia, ainda que o valor do financiamento seja expressivamente inferior.

De acordo com o Deputado, a proposição do PL 2053/2015 reduz o excesso de garantias e facilita o acesso a novos créditos. “A aprovação deste projeto aumentará a demanda por custeios e investimentos agropecuários, uma vez que o fracionamento do patrimônio possibilitará a tomada de novos empréstimos, beneficiando todo o setor produtivo”, ressalta Covatti Filho.

Com o Projeto de Lei, é esperado que a demanda por créditos e investimentos aumentem no setor agropecuário. Além disso, a proposta visa garantir a segurança econômica e jurídica para os credores, que ainda receberão garantias para os valores emprestados.

O projeto cria, também, a Cédula Imobiliária Rural (CIR), título de crédito civil, líquido, certo, passível de execução extrajudicial. A ideia é que ela sirva de garantia da fração oferecida para retirada do empréstimo e deverá ser registrada em sistema de liquidação financeira de ativos administrado por entidade autorizada pelo Banco Central.

A matéria está pronta para ser votada no plenário da Câmara. Caso seja  aprovada, segue para sanção presidencial. 
 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink