CI

Frigorífico de Porto Nacional será desinterditado

O frigorífico foi fechado no dia 28 de março, deste ano, por não apresentar as mínimas condições higiênico-sanitárias de funcionamento


A Adapec – Agência de Defesa Agropecuária e Ministério Público Estadual desinterditarão o Frigorífico Ideal de Porto Nacional nesta quinta-feira, 19, a partir das 17h, após o estabelecimento ter atendido todas as normas sanitárias e adequações previstas na legislação Estadual. O frigorífico foi fechado no dia 28 de março, deste ano, por não apresentar as mínimas condições higiênico-sanitárias de funcionamento.


Segundo a coordenadora de Inspeção Animal da Adapec, Joseane Cademartore Lins, as exigidas foram atendidas: a área em volta do estabelecimento foi delimitada com cerca para evitar a entrada de animais, foi adquirido maquinário novo, o sistema operacional e estrutural foi adequada e a água utilizada pela empresa atende os padrões físico-químico e microbiológico. “Foram mais de cinqüenta dias para a finalização das adequações e capacitação de funcionários, mas agora está pronto para o abate experimental, que comprova o funcionamento para a liberação”, ressaltou.

O presidente da Adapec, Geraldino Ferreira Paz, explicou que a nova gestão tem intensificado as ações de Inspeção Animal, que este ano, já vistoriou os seis frigoríficos registrado no SIE – Serviço de Inspeção Estadual, para diagnosticar irregularidades. “É nossa prioridade promover a qualidade higiênico-sanitária dos produtos oferecidos a população e fiscalizar o cumprimento das exigências legais”, destacou referindo-se ao TAC – Termo de Ajustes de Conduta que foi assinado no dia 04 de maio por estes estabelecimentos.


Entenda
No dia 28 de março, a Adapec em uma operação conjunta com o Ministério Público Estadual, Naturatins - Instituto Natureza do Tocantins e Policia Militar, interditou o frigorífico Ideal. Na época, entre as irregularidades encontradas estava a falta de higiene no processamento tecnológico da carne, más condições das instalações, dos equipamentos e utensílios, incluindo a falta de telas de proteção nas janelas e a inexistência de licença ambiental. O proprietário foi multado e a abertura do estabelecimento ficou condicionada ao cumprimento das normas estabelecidas.

O frigorífico abatia cerca de 50 animais por dia, totalizando aproximadamente 9.400kg de carne que forneciam algumas empresas em Porto Nacional, Palmas e região.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.