CI

Frio e ventos intensos atingem o Brasil

Já foi registrada chuva congelada em algumas partes e frio ficará mais forte


Foto: Wagner Urbano

Uma nova onda de frio chegou ao Brasil neste final de semana e deve se espalhar com força ao longo da semana. Neste domingo um ciclone extratropical próximo à costa do Rio Grande do Sul trouxe ventos acima dos 100 km/h. 

No departamento de Maldonado, Estações do Instituto de Meteorologia do Uruguai registraram rajadas de 111 km/h em Punta del Este e 93 km/h no aeroporto de Laguna del Sauce, que serve o balneário uruguaio. No Brasil a maior intensidade foi vista no Sul do Estado. O mar ficou agitado e o Porto de Rio Grande fechou. A ventania deixou 95 mil clientes sem luz.

Também foi registrada chuva congelada em São José dos Ausentes, Bom Jesus e Pelotas. O frio também atinge Santa Catarina. Ventos de 130 km/h foram registrados em Bom Jardim da Serra, na Serra, segundo a Epagri/Ciram. Em Vargem Bonita, no Oeste, a mínima chegou a -6,8°C. A combinação de baixas temperaturas e forte nevoeiro deixou as folhas e árvores congeladas no fenômeno conhecido como sincelo.  Em São Joaquim fez -9º C no amanhecer desta segunda-feira (19).

VEJA: Emitido alerta de geada para a região cafeeira do Paraná

O vento deve continuar e a temperatura deve baixar ainda mais, pois a massa de ar frio de origem polar está avançando com força sobre o Sul e vai seguir para outras regiões. Segundo o Sistema Nacional de Meteorologia no período de 19 a 21 a onda de frio se propagará por partes das Regiões Sudeste e Centro-Oeste, atingindo São Paulo e o sudoeste da Amazônia Legal.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.